Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rebeldes sírios dizem que chegaram a Aleppo após ação surpresa

Placeholder - loading - Fumaça sobe enquanto membro dos rebeldes liderados pelo grupo militante islâmico Hayat Tahrir al-Sham dirige motocicleta em al-Rashideen, província de Aleppo, Síria 29/11/2024 REUTERS/Mahmoud Hasano
Fumaça sobe enquanto membro dos rebeldes liderados pelo grupo militante islâmico Hayat Tahrir al-Sham dirige motocicleta em al-Rashideen, província de Aleppo, Síria 29/11/2024 REUTERS/Mahmoud Hasano
Ver comentários

Publicada em  

Por Maya Gebeily

BEIRUTE (Reuters) - Rebeldes sírios contrários ao presidente do país, Bashar al-Assad, afirmaram nesta sexta-feira que chegaram ao coração da cidade de Aleppo, no norte do território, após uma ação surpresa em cidades controladas pelo governo, quase uma década depois de terem sido expulsos de lá.

Liderados pelo grupo militante islâmico Hayat Tahrir al-Sham, os combatentes lançaram na quarta-feira uma incursão contra dezenas de cidades e vilarejos na província de Aleppo, que era controlada pelo governo de Assad, apoiado pelo Irã e pela Rússia.

Os oposicionistas tiveram grandes progressos e, no fim desta sexta-feira, uma sala de operações da ofensiva afirmou que os rebeldes controlam vários bairros da cidade.

Assad e seus aliados Rússia, Irã e as milícias xiitas retomaram Aleppo no fim de 2016, com os insurgentes concordando em se retirar do local após meses de bombardeios e cercos em uma batalha que virou o jogo contra a oposição.

O comandante da brigada rebelde Jaish al-Izza, Mustafa Abdul Jaber, afirmou que o rápido avanço ocorreu devido ao número insuficiente de homens apoiados pelo Irã na província. Os aliados do Irã na região sofreram uma série de baixas contra Israel, à medida que a guerra na Faixa de Gaza se expandiu pelo Oriente Médio.

Fontes da oposição em contato com a inteligência turca disseram que a Turquia deu sinal verde para a ofensiva. Mas o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Turquia, Oncu Keceli, afirmou que o país quer evitar uma maior instabilidade, alertando que os recentes ataques minaram os acordos para acalmar a região.

O ataque foi o maior desde março de 2020, quando Rússia e Turquia fizeram um acordo para abrandar o conflito.

A emissora estatal de televisão da Síria negou que os rebeldes tenham chegado à cidade, e afirmou que a Rússia está providenciando apoio aéreo às forças do país.

O Exército sírio disse que segue enfrentando a ação e que havia causado grandes perdas aos insurgentes em Aleppo e Idlib.

David Carden, vice-coordenador humanitário regional da Organização das Nações Unidas (ONU) para a crise síria, disse: 'Estamos profundamente preocupados com o que está acontecendo no noroeste da Síria'.

'Ataques implacáveis nos últimos três dias tiraram a vida de pelo menos 27 civis, incluindo crianças de até oito anos de idade', disse à Reuters.

A agência de notícias estatal síria, Sana, disse que quatro civis, incluindo dois estudantes, morreram nesta sexta-feira em Aleppo por causa de bombardeios insurgentes em dormitórios de estudantes universitários. Não ficou claro se eles estão contabilizados entre os 27 mortos relatados pela autoridade da ONU.

(Reportagem de Maya Gebeily em Beirute; Suleiman al-Khalidi em Amã; Adam Makary e Nadine Awadalla; Reportagem de Dmitry Antonov)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

2 D
  1. Home
  2. noticias
  3. rebeldes sirios dizem que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.