Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Regime de metas poderá ser aperfeiçoado para convergência de longo prazo, indica diretor do BC

Placeholder - loading - Prédio do Banco Central, em Brasília 16/05/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino
Prédio do Banco Central, em Brasília 16/05/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Atualizada em  

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Viana, indicou nesta quarta-feira que a sistemática do regime de metas de inflação poderá ser aperfeiçoada para convergência para uma meta que seja considerada como a de longo prazo, ante modelo atual de metas para anos-calendário.

Ao falar na abertura do Seminário de Metas de Inflação do BC, no Rio de Janeiro, ele também reforçou a necessidade de reformas na economia para consolidação de um quadro de estabilidade macroeconômica no país.

'Infelizmente, ainda não podemos dizer que o trabalho de conquista da estabilidade macroeconômica esteja completo. Restam reformas e ajustes importantes para a sustentabilidade da economia brasileira, especialmente os de natureza fiscal', destacou.

De acordo com Viana, a extensão do horizonte de definição da meta para a inflação de dois para três anos-calendário à frente permitiu uma maior separação entre a definição da meta para a inflação, que baliza as expectativas de médio e longo prazos, e a condução da política monetária.

Também ampliou a capacidade de a política monetária balizar as expectativas de inflação, o que reduz incertezas, segundo ele.

'O regime ainda requer a fixação de metas para a inflação para anos-calendário – sistemática que poderá ser aperfeiçoada após convergência para uma meta que seja considerada como a de longo prazo', disse ele.

Viana ainda defendeu a autonomia do BC, medida que fortaleceria o regime de metas.

'A autonomia formal não viria como algo artificial sem bases institucionais firmes, mas sim como uma consolidação institucional de processo amadurecido ao longo do tempo', disse.

FISCAL

O diretor do BC ressaltou a necessidade de uma política fiscal sólida para que a política monetária seja capaz de atingir seus objetivos.

'A estabilidade de preços na economia não é derivada apenas da ação da política monetária, como todos sabemos', afirmou ele.

'Não há na história – e isso é sempre importante ressaltar – regime monetário que tenha sido capaz de operar de forma satisfatória em condições de insustentabilidade da política fiscal', completou.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. regime de metas podera ser …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.