Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Reino Unido, França, EUA e Alemanha pedem que Irã reverta veto a inspetores nucleares

Placeholder - loading - O chefe de agência nuclear da ONU, Rafael Grossi, em coletiva de imprensa  11/09/2023 REUTERS/Leonhard Foeger
O chefe de agência nuclear da ONU, Rafael Grossi, em coletiva de imprensa 11/09/2023 REUTERS/Leonhard Foeger
Ver comentários

Publicada em  

LONDRES (Reuters) - Os Estados Unidos, o Reino Unido, a França e a Alemanha pediram que o Irã reverta a decisão de barrar 'vários' inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU), informou nesta segunda-feira um comunicado conjunto publicado pelo governo britânico.

'O Irã precisa imediatamente reverter as rejeições a inspetores e cooperar totalmente com a Agência (Agência Internacional de Energia Atômica) para que eles possam dar mostras de que o programa nuclear iraniano é exclusivamente pacífico', afirmou o comunicado.

'Estamos em um momento no qual a AIEA tem questões sérias e de longo prazo não resolvidas relacionadas a materiais e atividades nucleares não declarados no Irã, e sobre as quais o Irã falhou em solucionar por mais de quatro anos', acrescentou.

A atitude iraniana foi uma resposta ao pedido dos EUA e seus três aliados para cooperasse com a agência e explicasse vestígios de urânio encontrados em locais não declarados.

A rejeição aos inspetores é permitida, e países-membros podem vetar os inspetores destacados para investigá-los sob o Acordo de Não-Proliferação Nuclear. O chefe do órgão pertencente à ONU, Rafael Grossi, no entanto, condenou no sábado o que chamou de “medida unilateral desproporcional e sem precedentes”.

'O Irã continua expandindo as suas atividades nucleares. O país também está agora, deliberadamente, prejudicando o planejamento normal e a condução das atividades de monitoramento da agência', afirmou o comunicado.

'França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos continuarão apoiando fortemente a AIEA e o regime internacional de verificação de salvaguardas.' (Reportagem de Muvija M, em Londres e Parisa Hafezi, em Dubai)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. reino unido franca eua e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.