Reino Unido supera 100 mil mortes de Covid e prevê muitas mais
Publicada em
Atualizada em
Por Costas Pitas
LONDRES (Reuters) - O número de mortos da pandemia de coronavírus no Reino Unido ultrapassou 100 mil nesta terça-feira, e o governo está lutando para acelerar a vacinação e conter a disseminação das variantes do vírus.
Ainda haverá muitas mortes até o programa de vacinação começar a surtir efeito, disse a principal autoridade médica da Inglaterra.
O Reino Unido tem o quinto maior número de mortos da Covid-19, e relatou mais 1.631 fatalidades e 20.089 casos nesta terça-feira.
O número de 100.162 mortes é mais do que o total de óbitos de civis britânicos na Segunda Guerra Mundial e o dobro dos mortos da campanha de bombardeio alemã de 1940-41.
'É difícil computar a tristeza contida nesta estatística sombria, os anos de vidas perdidas, as reuniões familiares a que não se irá, e para muitos parentes a chance perdida, até para dizer adeus', disse o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.
'Faremos o necessário para aprender as lições, refletir e nos preparar', disse Johnson, cujo governo tem sido muito criticado pela maneira como lida com a crise.
A Inglaterra, de longe a mais populosa das quatro nações do Reino Unido, voltou a um lockdown nacional no dia 5 de janeiro que inclui o fechamento de pubs, restaurantes, lojas não-essenciais e escolas para a maioria dos alunos. Novas restrições de viagem também foram adotadas.
Em dezembro, o Reino Unido se tornou o primeiro país do mundo a aprovar a vacina contra Covid-19 da Pfizer. Até agora, 6.853.327 pessoas receberam a primeira dose e 472.446 a segunda dose.
(Reportagem adicional de William James)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO