Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Renault aposta em veículos elétricos esportivos para impulsionar lucros

Placeholder - loading - Logo da Renault em evento na França 12/2/2024 REUTERS/Gonzalo Fuentes/Arquivo
Logo da Renault em evento na França 12/2/2024 REUTERS/Gonzalo Fuentes/Arquivo
Ver comentários

Publicada em  

PARIS (Reuters) - A montadora francesa Renault apresentou nesta quinta-feira um carro esportivo elétrico, o primeiro de uma linha planejada de veículos elétricos (EVs) premium, que pode ajudar a empresa a enfrentar a iminente concorrência da China e ganhar participação em uma categoria que tem superado o restante do mercado.

As montadoras europeias tiveram um breve alívio da crescente concorrência chinesa depois que a União Europeia anunciou na quarta-feira a imposição de tarifas de até 38% sobre as importações de EVs chineses.

Mas as tarifas devem apenas desacelerar o aumento nas vendas planejado pelas empresas chinesas, que também estão construindo fábricas na região.

Mais conhecida por seus carros de médio a baixo custo Renault e Dacia, a Renault planeja lançar sete modelos elétricos sob sua marca esportiva Alpine, na busca por margens mais altas.

O primeiro, o compacto Alpine elétrico A290, é baseado no Renault 5, com algumas características do carro esportivo Alpine que compete na Fórmula 1.

Ele será vendido a partir de 38 mil euros, bem abaixo da Porsche ou da Ferrari, competindo em vez disso com Audi, da Volkswagen, BMW, Mercedes e Tesla.

A nova linha vai apoiar o crescimento e o desenvolvimento internacional da marca, disse a Renault nesta quinta-feira.

A Renault reportou receitas de 11,7 bilhões de euros no primeiro trimestre e espera um aumento de volume este ano com novos lançamentos.

A empresa mira uma margem operacional de dois dígitos até 2030, mas tem encontrado desafios, particularmente nos modelos elétricos, que representam 7% do seu negócio.

A demanda geral por EVs tem caído drasticamente na Europa devido à redução dos subsídios governamentais. A Renault também enfrenta forte concorrência de fabricantes chinesas de baixo custo e sofrerá impacto das tarifas impostas pela UE devido ao seu modelo Dacia Spring, que é fabricado na China.

'Apesar de a Alpine não ter a história e a continuidade da Porsche, a marca está entrando em um mercado de veículos 100% elétricos que é muito novo e está esperando para receber novos participantes', disse Jamel Taganza, consultor associado da empresa de dados e análises automotivas Inovev.

A Renault tem como meta vendas de 2 bilhões de euros para a divisão até 2026 e mais de 8 bilhões de euros até 2030, sendo metade fora da Europa.

Já bem conhecida no Japão, a companhia vê potencial na Coreia do Sul e na China, onde estima vendas de 1 bilhão de euros até 2030.

(Reportagem de Gilles Guillaume, reportagem adicional de Ilona Wissenbach)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

19 H
  1. Home
  2. noticias
  3. renault aposta em veiculos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.