Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Residentes de Pequim e Xangai retornam ao trabalho enquanto China tenta conviver com Covid-19

Placeholder - loading - Vista de Xangai 24/02/2022.  REUTERS/Aly Song
Vista de Xangai 24/02/2022. REUTERS/Aly Song
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Martin Quin Pollard e Xihao Jiang

PEQUIM/XANGAI (Reuters) - Passageiros usando máscaras lotaram os metrôs em Pequim e Xangai nesta segunda-feira, conforme as duas maiores cidades da China buscam conviver com a Covid-19 enquanto profissionais de saúde na linha de frente lutam para lidar com milhões de novas infecções.

Após três anos de duras restrições contra o coronavírus, o presidente chinês, Xi Jinping, descartou a política sanitária rígida de Pequim em 7 de dezembro, diante de protestos e em meio a um surto crescente.

'A prevenção e o controle da epidemia do novo coronavírus em nosso país estão enfrentando novos cenários e novas tarefas', disse Xi, segundo a agência de notícias oficial Xinhua, nesta segunda-feira em declarações sobre saúde pública, marcando uma de suas primeiras menções à recente mudança de política da China.

O vírus agora está se espalhando sem controle por todo o país de 1,4 bilhão de pessoas, com dúvidas crescentes entre especialistas de saúde e residentes sobre os dados divulgados por Pequim, que não mostram novas mortes por Covid-19 relatadas nos seis dias até domingo.

Os médicos dizem que os hospitais estão sobrecarregados com cinco a seis vezes mais pacientes do que o normal, a maioria idosos.

Todos os níveis de governo devem intensificar ainda mais seus esforços para garantir que a demanda por tratamento e suprimentos médicos seja atendida, disse o primeiro-ministro, Li Keqiang, também citado pela Xinhua em sua reportagem.

As movimentadas ruas de Xangai nesta segunda-feira contrastaram fortemente com a atmosfera em abril e maio, quando quase ninguém saía de casa.

A China é o último grande país a passar a tratar a Covid-19 como endêmica, suspendendo os bloqueios e quase todas as outras restrições à vida cotidiana. Suas medidas de contenção desaceleraram a economia de 17 trilhões de dólares para sua taxa de crescimento mais baixa em quase meio século, interrompendo as cadeias de suprimentos globais e o comércio.

A segunda maior economia do mundo deve sofrer ainda mais no curto prazo, à medida que a onda de Covid-19 se espalha para as áreas de manufatura e a força de trabalho adoece, antes de se recuperar no próximo ano, dizem analistas.

(Reportagem das redações de Pequim e Xangai)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

14 H
  1. Home
  2. noticias
  3. residentes de pequim e xangai …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.