Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ringo Starr, o Baterista que Conquistou o Mundo

Relembre os maiores feitos do músico

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação
Imagem/Divulgação
Ver comentários

Publicada em  

Ringo Starr é considerado um dos maiores bateristas da história da música. Como protagonista de diversas gerações do rock, ele foi um dos responsáveis por esculpir o gênero ao longo de décadas, deixando um legado que influenciou o rock como o conhecemos hoje.

Marcos na Trajetória de Ringo Starr

Ringo Starr não é apenas um excelente baterista, mas também uma figura icônica da música. Sua voz principal em uma das maiores gravações da história, "Yellow Submarine", é uma prova de sua versatilidade e talento. Nesta sexta-feira, 6 de julho, em comemoração ao seu 84º aniversário, a Antena 1 vai relembrar os momentos mais marcantes de sua carreira.

No auge da Beatlemania, especialmente durante as turnês da banda nos Estados Unidos no início dos anos 60, Ringo era frequentemente visto como o Beatle mais popular. Uma cena do filme “A Hard Day's Night” reflete essa popularidade: enquanto John, Paul e George recebiam cartas de fãs, Ringo recebia uma pilha inteira.

Primeira Composição: “Don’t Pass Me By”

O talento de Ringo como compositor foi destacado em novembro de 1968 com “Don’t Pass Me By”, sua primeira composição para os Beatles. Ele escreveu a música muito antes, em agosto de 1962, logo após se juntar à banda. Inspirado por seu amigo Roy Trafford, Ringo explicou: "Escrevi 'Don't Pass Me By' quando estava sentado em casa. Só toco três acordes no violão e três no piano. Estava mexendo no piano e aí veio uma melodia e umas palavras, e eu só continuei".

Apesar do entusiasmo de Ringo, a gravação de “Don’t Pass Me By” enfrentou resistência dentro da banda. Por consenso, os Beatles e George Martin acharam que a música não se encaixava na direção do grupo. Contudo, em junho de 1968, após quase seis anos, a canção finalmente foi gravada durante um período de liberdade criativa após o retorno da Índia.

História por trás de “Octopus’s Garden”

Ringo tem uma segunda e última canção que escreveu para a banda, intitulada “Octupus’s Garden”. Mas, o que inspirou essa imersão subaquática no misterioso e muitas vezes implacável mundo marinho?

A inspiração para ela veio quando Ringo deixou as sessões do “The White Album” em 1968 e fez uma viagem de barco com sua família à Sardina. O capitão do barco ofereceu um almoço de polvo, mas ele recusou. Foi então que o capitão começou a contar para eles tudo o que sabia sobre os polvos e como esses animais viajam no fundo do mar à procura de objetos brilhantes e pedras para construir jardins.

Ringo pensou em como seria tranquilo viver lá embaixo entre seus amigos nas águas calmas - o oposto do caos e do conflito interno que ele estava vivendo com o grupo. Com essa ideia, ele escreveu a música sobre a vida no jardim do polvo. Lançado em setembro de 1969, no álbum “Abbey Road”. Quando o baterista voltou ao seu posto para continuar a gravação, a sua bateria estava coberta de flores para recebê-lo de volta (ideia de George Harrison). Os Beatles completaram esse álbum e mais tarde incluíram "Octopus's Garden".

Veja também:

DUA LIPA ANUNCIA MAIOR SHOW DA CARREIRA

COLDPLAY LANÇA CLIPE DE NOVO SINGLE COM PARTICIPAÇÃO DE FÃS

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. ringo starr o baterista que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.