Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rio fecha comércio, restaurantes e escolas para reduzir Covid

Placeholder - loading - Mulher posa para foto em praia do Rio de Janeiro, apesar de fechamento para conter Covid  20/04/2021 REUTERS/Ricardo Moraes
Mulher posa para foto em praia do Rio de Janeiro, apesar de fechamento para conter Covid 20/04/2021 REUTERS/Ricardo Moraes
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Rio de Janeiro e a cidade vizinha de Niterói anunciaram nesta segunda-feira medidas mais rígidas de restrição que preveem o fechamento do comércio, estabelecimentos de ensino e serviços não essenciais, além de toque de recolher de 23h às 5h, para conter a disparada recente da Covid-19.

Com as novas medidas, que entram em vigor na sexta-feira e terão duração de 10 dias, bares e restaurantes não poderão fazer atendimento presencial. Continuarão funcionando normalmente estabelecimentos como mercados, padarias, farmácias, bancos, serviços de saúde, veterinárias e lojas de material de construção.

'Ninguém aqui é alarmista ou deixa de se preocupar com economia e emprego, mas tomamos essa decisão por necessidade e ouvimos muito a ciência. São medias duras, mas duras para preservar vidas', disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que reclamou da falta de coordenação do governo de Estado.

Os jogos de futebol nas duas cidades ficam proibidos durante a vigência do decreto, mas as praias serão parcialmente abertas para atividades esportivas individuais, depois de ficarem totalmente fechadas no fim de semana na capital fluminense.

No caso das praias, o Rio seguiu os passos de Niterói e decidiu permitir atividades individuais na areia e no mar, mas o banho de sol e a permanência na areia seguirão proibidos.

A prefeitura do Rio já havia anunciado na semana passada um toque de recolher de 23h às 5h, que agora foi renovado, para evitar aglomerações, no momento em que o sistema de saúde da cidade se aproxima da capacidade máxima de atendimento ante uma disparada recentes de casos.

Separadamente, o governo do Estado do Rio de Janeiro deve enviar uma mensagem à Assembleia Legislativa e publicar um decreto que antecipa feriados e pontos facultativos para agrupá-los em um período de 10 dias.

A proposta estadual, no entanto, não prevê o fechamento de estabelecimentos não essenciais, ao contrário do decidido pelas prefeituras da capital fluminense e de Niterói.

O prefeito Paes e o governador Cláudio Castro têm divergências sobre a intensidade das medidas. O governador chegou a dizer que as regras do Estado poderiam se sobrepor às da cidade, que são mais rigorosas.

O decreto do Estado prevê, por exemplo, que os bares e restaurantes fiquem abertos até as 23h. Castro chegou a cogitar até ir à Justiça para garantir a prevalência do decreto estadual, mas Paes disse duvidar.

'As medias estão dentro da lei e tenho certeza que não vai haver contestação judicial, e na cidade do Rio vão valer as regras da cidade do Rio e ditadas pela prefeitura', disse o prefeito.

Em todo o Estado do Rio, são mais de 35 mil mortos e mais de 621 mil infectados na pandemia.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. rio fecha comercio …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.