Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara dos Deputados

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara dos Deputados"
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) conseguiu liquidar a disputa pelo comando da Câmara dos Deputados no primeiro turno e, com 334 votos, elegeu-se presidente da Casa pelos próximos dois anos.

Sob a bandeira do diálogo e da defesa das reformas, Maia conseguiu reunir em torno de sua candidatura blocos, que, somados, ultrapassavam a marca de 400 deputados.

Para ser eleito no primeiro turno, um candidato precisava do voto de pelo menos 257 dos 513 deputados.

O deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), que lançou candidatura avulsa ao comando da Casa apesar de seu partido estar no bloco de apoio a Maia, ficou com a segunda colocação com 66 votos. Marcelo Freixo (PSOL-RJ), de oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi o terceiro mais votado, com 50 votos, enquanto JHC (PSB-AL) teve 30 votos e Marcelo Van Hattem (Novo) recebeu 23. Ricardo Barros (PP-PR) somou 4 votos e General Peternelli (PSL-SP) teve 2.

Maia chega ao comando da Câmara pela terceira vez seguida, depois de ser eleito pela primeira vez após a renúncia de Eduardo Cunha (MDB-RJ) à presidência da Câmara.

Em discurso antes da eleição desta sexta, Maia defendeu a necessidade de aprovação de reformas e prometeu que estará aberto ao diálogo com cada um dos deputados.

“As reformas não são simples, mas elas são necessárias”, defendeu Maia, acrescentando ter visitado “quase todos” os Estados do país e ter ouvido relatos de governantes, de todas as vertentes partidárias, queixas sobre a fragilidade das contas públicas.

“A presidência da Câmara precisa de um presidente que tenha experiência que tenha equilíbrio, mas principalmente que garanta o diálogo”, disse.

Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia, de 48 anos, começou cedo na política, seguindo os passos do pai, o ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia. É tido por colegas como um parlamentar com pontes na Casa, habilidoso nas negociações e aberto ao diálogo.

(Reportagem adicional de Eduardo Simões, em São Paulo)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

O Met Gala 2025, conhecido como o Oscar da Moda, aconteceu na noite de 5 de maio no icônico Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e trouxe à tona um dos temas mais potentes dos últimos anos: “Feito sob Medida para Você”, em conexão com a nova exposição do Instituto do Figurino, “Superfine: Tailoring Black Style” (Superfino: A Alfaiataria do Estilo Negro), uma celebração da alfaiataria afrodescendente e da estética do dandismo negro.

O evento foi co-presidido por Pharrell Williams, A$AP Rocky, Lewis Hamilton, Colman Domingo e a eterna curadora Anna Wintour, com LeBron James como presidente honorário. A proposta deste ano reforçou a valorização da identidade negra por meio da moda, destacando a sofisticação, resistência e elegância das comunidades afrodescendentes ao longo da história.

O que acontece durante a cerimônia do Met Gala

Após o glamouroso tapete vermelho, onde celebridades exibem trajes criados especialmente para o tema do ano, os convidados do Met Gala participam de um jantar formal, seguido pela abertura exclusiva da exposição de moda no The Costume Institute do Metropolitan Museum. O evento também inclui discursos, apresentações musicais e momentos de confraternização entre os maiores nomes da música, moda, cinema, arte e cultura contemporânea. Diferente de premiações tradicionais, não há entrega de prêmios: o foco está no encontro de grandes criadores e ícones em torno da arte e da moda como expressão cultural.

Diana Ross, Madonna e Rihanna dominam os holofotes com aparições icônicas

Três momentos marcaram fortemente o tapete vermelho do Met Gala 2025, concentrando a atenção da imprensa internacional:

O significado por trás do tema "Superfine: Tailoring Black Style"

O tema do Met Gala 2025 explorou como a moda negra, especialmente o dandismo e a alfaiataria refinada, tem sido historicamente uma forma de afirmação cultural e resistência política. A exposição correspondente investiga como desde o século XVIII, a moda tem servido como ferramenta de subversão e construção de narrativas negras no Ocidente.

Um Met Gala histórico para a moda e a cultura negra

Com um dos temas mais socialmente engajados da década, o Met Gala 2025 ficará marcado como um divisor de águas na forma como a moda celebra e amplifica vozes negras. Da gravidez de Rihanna à presença inesperada de Madonna, a edição deste ano reafirmou a importância do evento como palco de arte, ativismo e espetáculo.

17 H
  1. Home
  2. noticias
  3. rodrigo maia e reeleito …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.