Ron DeSantis recebe apoio da governadora de Iowa nas primárias republicanas
Publicada em
Por Gram Slattery
WASHINGTON (Reuters) - A governadora de Iowa, Kim Reynolds, endossou na segunda-feira a candidatura do republicano Ron DeSantis para ser o indicado do partido na eleição presidencial dos Estados Unidos, um impulso providencial para o governador da Flórida, que busca diminuir a grande vantagem do ex-presidente Donald Trump nas pesquisas.
'Ron tem foco, princípios e resultados', disse Reynolds a uma multidão de apoiadores animados em um comício em Des Moines, onde DeSantis também subiu ao palco.
'E, em resumo, o que mais gosto em Ron é que ele faz as coisas acontecerem.'
É improvável que o apoio mude a dinâmica fundamental da disputa em Iowa, que atualmente é dominada por Trump. Mas a campanha de DeSantis vem buscando o endosso de Reynolds há meses, de acordo com várias pessoas próximas à campanha, e os apoios de líderes políticos populares geralmente mudam a disputa em alguns pontos percentuais.
De acordo com uma pesquisa do Des Moines Register/Mediacom divulgada no final de outubro, 43% dos prováveis participantes da convenção planejavam votar em Trump, enquanto DeSantis e a ex-embaixadora dos EUA nas Nações Unidas Nikki Haley estavam empatados com 16% de apoio. Outros candidatos estavam na casa de um dígito.
O Estado do meio-oeste desempenha um papel fundamental na disputa pela indicação republicana, sendo o primeiro a selecionar um candidato preferido. Suas reuniões locais do partido onde os eleitores decidem quem apoiar acontecem em 15 de janeiro.
Reynolds, de 64 anos, é popular entre os conservadores de Iowa. Cerca de 81% dos prováveis participantes das reuniões republicanas do Estado a aprovam, de acordo com uma pesquisa realizada em agosto pelo jornal Des Moines Register.
Assim como DeSantis, Reynolds se inclinou para questões de 'guerra cultural' como governadora. Ela assinou projetos de lei para restringir o ensino de tópicos relacionados a gênero e sexualidade nas escolas públicas e proibiu os alunos transgêneros de usarem os banheiros que se alinham com sua identidade de gênero, entre outras medidas.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO