Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Roteiro da acessibilidade na cidade de São Paulo

A Antena 1 percorreu a cidade de São Paulo para descobrir os lugares mais acessíveis

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Roteiro da acessibilidade na cidade de São Paulo"
Ver comentários

Publicada em  

A acessibilidade permite aos cidadãos utilizarem com segurança e autonomia os espaços públicos ou privados de uma cidade. O termo refere-se também à possibilidade de pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida usarem equipamentos urbanos, meios transportes e até mesmo sistemas de comunicação com facilidade. Alguns espaços de São Paulo integram a lista de edificações que têm a preocupação efetiva com o bem-estar da população como um todo.

Provavelmente, você já viu por aí um pequeno adesivo azul com a imagem de um cadeirante desenhado em branco. Desde 2011, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) de São Paulo já contemplou 348 locais como escolas, templos religiosos, restaurantes, bancos e centros culturais com o Selo da Acessibilidade. A Antena 1 elaborou uma lista dos lugares mais acessíveis de São Paulo, para garantir que todos se divirtam sem sufoco.

Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera conta com uma área plana, vias internas asfaltadas e não apresenta calçadas. O local ainda oferece aos visitantes o Auditório Ibirapuera: um espaço planejado para cadeirantes, com elevadores, rampas, plataformas, sinalização e lugares demarcados. O parque tem também banheiros adaptados para o público, incluindo os dos camarins.

Avenida Paulista

A Avenida Paulista, agora fechada para a circulação de carros aos domingos, dispõe de três estações de metrô com boas adaptações. A recente reforma de calçadas e cruzamentos da via melhorou a acessibilidade para cadeirantes e cegos. As guias foram rebaixadas e as calçadas niveladas, ganhando ainda piso podotátil – faixas em alto-relevo que fornecem auxílio na locomoção.

Rua Oscar Freire

Na Rua Oscar Freire – a oitava rua mais luxuosa do mundo – medidas foram tomadas para melhorar o acesso da população. Postes com fios aparentes foram retirados da via, o mobiliário público foi padronizado e o piso das calçadas trocado. O espaço para pedestres ficou mais largo e ganhou guias rebaixadas com trilha podotátil em boa parte de sua extensão.

Jardim Botânico

Uma boa opção de passeio para moradores que gostam de plantas é o Jardim Botânico. O local apresenta acesso de rampas e carrinhos motorizados para pessoas com dificuldade de locomoção.

MAM

O MAM – Museu de arte moderna de São Paulo – possui um acesso exemplar, com piso podotátil no entorno do prédio e banheiros adaptados.

Memorial da Inclusão

O Memorial da Inclusão, locado no Memorial da América Latina, reúne fotografias, documentos, áudios, vídeos e referências às lutas que deram oportunidades às pessoas com deficiências. O local é o maior e o mais completo memorial do gênero na América Latina.

Como já era de se esperar, o espaço conta com toda a estrutura necessária para receber diferentes tipos de pessoas com deficiência física. O balcão de atendimento tem altura ideal para cadeirantes e os informativos possuem versões ampliadas, em braile e áudio. Um intérprete de Libras também fica disponível para esclarecer qualquer dúvida de surdos e mudos.

Outros museus de São Paulo dispõem dos mesmos anteparos, como é o caso do Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol.

Restaurantes

Para os amantes de carnes, os restaurantes A Figueira Rubaiyat, o Baby Beef, e a Churrascaria Fogo de Chão têm o Buffet na altura certa para cadeiras de rodas, além de área livre para circulação e banheiros adaptados.

Já os paulistanos que gostam de comidas mais clássicas encontrarão no Restaurante José um elevador de acesso ao salão principal e bom espaço para circulação entre as mesas - assim como o tradicional Família Mancini.

Hotéis

Quando o assunto é hotelaria, os suntuosos hotéis Fasano, Unique, e Renaissance possuem quartos adaptados para hóspedes com mobilidade reduzida. Rampas de acesso e elevadores também ajudam na locomoção dessas pessoas.

Já para surdos e mudos, o Renaissance disponibiliza um funcionário habilitado na linguagem de Libras.

Roteiro da Acessibilidade

Escrito por Redação

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

9 H
  1. Home
  2. noticias
  3. roteiro da acessibilidade na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.