Rússia aborta lançamento do foguete espacial Angara-A5 do Cosmódromo de Vostochny
Publicada em
MOSCOU (Reuters) - Um defeito técnico forçou a Rússia a abortar, nesta terça-feira, o lançamento de teste do foguete Angara-A5 do Cosmódromo de Vostochny, minutos antes da decolagem prevista.
A decisão foi tomada devido a um mau funcionamento do sistema de pressurização do tanque oxidante, informou a agência de notícias RIA, citando o chefe espacial russo, Yuri Borisov.
O foguete de propulsão pesada é o primeiro projetado na Rússia desde a queda da União Soviética e deve colocar em órbita os módulos da estação espacial planejada pela Rússia e os satélites do sistema de navegação russo GLONASS.
De acordo com um anúncio feito por meio de alto-falantes na plataforma, o lançamento - que deveria ser o primeiro para esse tipo de foguete no novo local de lançamento da Rússia - foi adiado em 24 horas.
Devido à sua localização mais próxima ao equador, o Angara-A5 pode levar uma carga útil mais pesada à órbita se for lançado de Vostochny, o primeiro e único local de lançamento de espaçonaves pós-soviético da Rússia, do que de Plesetsk, uma instalação da era soviética onde já foram realizados três lançamentos de teste bem-sucedidos.
O revés de terça-feira ocorre após o fracasso de uma missão lunar russa em agosto passado, a primeira em 47 anos, quando a espaçonave colidiu com a Lua.
(Reportagem da Reuters)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO