Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia diz que aumento dos gastos da UE com defesa pode provocar mais guerra na Europa

Placeholder - loading - Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia Maria Zakharova  14/1/2025    REUTERS/Evgenia Novozhenina
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia Maria Zakharova 14/1/2025 REUTERS/Evgenia Novozhenina
Ver comentários

Publicada em  

MOSCOU (Reuters) - O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta quinta-feira que os planos da União Europeia de aumentar os gastos com defesa equivalem à incitação à guerra com base no mito inventado de que as potências europeias estão ameaçadas pela Rússia.

A Comissão Europeia propôs este mês um empréstimo de até 150 bilhões de euros aos governos da UE em um plano de rearmamento impulsionado pela guerra da Rússia na Ucrânia e pelo temor de que a Europa não possa mais ter certeza da proteção dos EUA.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que o pacote de propostas poderia mobilizar até 800 bilhões de euros para a defesa europeia.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que os planos de von der Leyen equivalem à 'incitação à guerra no continente europeu'.

Zakahrova rebateu as afirmações europeias de que a Rússia, após invadir a Ucrânia em 2022, agora ameaçava a segurança europeia.

Ela disse que a Europa estava espalhando narrativas falsas sobre a chamada ameaça russa: 'essa é uma história deliberadamente inventada com base na russofobia que é promovida por autoridades inadequadas de Bruxelas'.

(Reportagem de Dmitry Antonov)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

6 H
  1. Home
  2. noticias
  3. russia diz que aumento dos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.