Rússia diz que Otan, aos 75 anos, voltou à mentalidade da Guerra Fria
Publicada em
MOSCOU (Reuters) - A Rússia afirmou nesta quarta-feira que a Otan voltou à mentalidade da Guerra Fria, no momento que a aliança comemora seu 75º aniversário nesta semana.
'Hoje, nas relações com a Rússia, o bloco voltou às configurações da Guerra Fria', disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, aos repórteres.
Ela afirmou que a Otan não tem lugar no 'mundo multipolar' que Moscou diz que busca construir para acabar com o domínio dos Estados Unidos, mas que continua sendo o foco da atenção russa.
O presidente Vladimir Putin lançou o que chamou de 'operação militar especial' na Ucrânia em 2022 com o objetivo declarado de impedir que a Otan expandisse sua presença perto da Rússia. Mas a guerra serviu para galvanizar a aliança, que se expandiu para 32 membros com a admissão da Finlândia e da Suécia.
Os ministros das Relações Exteriores da Otan se reuniram em Bruxelas na quarta-feira para discutir propostas que dariam à aliança um papel mais direto na coordenação do fornecimento de armas, munições e equipamentos para a Ucrânia.
Os governos ocidentais dizem que estão ajudando a Ucrânia a lutar por sua sobrevivência diante da invasão da Rússia. Zakharova disse que a história da Otan era 'cheia de aventuras agressivas que levaram guerras e destruição para muitas nações', e que seu aniversário não era motivo de comemoração.
(Reportagem da Reuters)
Escrito por Reuters