Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia leva astronauta norte-americano para estação espacial

Placeholder - loading - Nave Soyuz MS-27 descola do Cosmódromo de Baikonur para a ISS 08/04/2025 REUTERS/Maxim Shemetov
Nave Soyuz MS-27 descola do Cosmódromo de Baikonur para a ISS 08/04/2025 REUTERS/Maxim Shemetov
Ver comentários

Publicada em  

BAIKONUR, Cazaquistão (Reuters) - Uma espaçonave russa levou com segurança o astronauta norte-americano Jonathan Kim e dois cosmonautas russos à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) nesta terça-feira, em um voo saudado por Moscou como um exemplo de cooperação espacial frutífera entre a Rússia e os Estados Unidos.

O foguete russo Soyuz 2.1a decolou do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, levando Kim e os russos Sergei Ryzhikov e Alexei Zubritsky, atracando três horas depois na ISS, informou a corporação espacial estatal russa, Roscosmos.

Assim que as escotilhas foram abertas, Kim e os russos foram mostrados sorrindo e abraçando seus companheiros na estação, que agora tem 10 pessoas a bordo, incluindo quatro astronautas da Nasa, cinco russos e o astronauta japonês Takuya Onishi.

'Ao longo de sua estada de oito meses a bordo do posto orbital avançado, Kim conduzirá pesquisas científicas em desenvolvimento de tecnologia, ciências da Terra, biologia, pesquisa humana e muito mais', disse a Nasa em um comunicado.

Na terça-feira, o assessor de investimentos do presidente russo, Vladimir Putin, saudou a cooperação espacial entre os EUA e a Rússia depois que o foguete russo decolou para a ISS.

Kirill Dmitriev, que está tentando estimular um reinício dos laços entre os EUA e a Rússia e manteve conversas em Washington na semana passada, disse que o lançamento de terça-feira foi o exemplo mais recente de um relacionamento duradouro que remonta sua história a 1975.

Foi nessa época que a primeira missão espacial internacional tripulada realizada em conjunto pelos Estados Unidos e pela União Soviética viu uma Apollo e uma Soyuz se acoplarem no espaço.

Essa missão, que apresentou o primeiro aperto de mão internacional no espaço, foi um símbolo da distensão da Guerra Fria.

'A cooperação entre a Rússia e os EUA na indústria espacial continua até hoje', disse Dmitriev na terça-feira, postando um vídeo em seu canal oficial do Telegram da decolagem do foguete Soyuz.

Apesar das sanções norte-americanas impostas a Moscou por causa de sua guerra na Ucrânia, o espaço é uma área em que a cooperação continua.

Dmitriev, que falou sobre a possibilidade de investimentos conjuntos entre Rússia e EUA no Ártico e no desenvolvimento de terras raras russas, disse que Moscou poderia fornecer uma pequena usina nuclear para uma missão a Marte planejada pelo empresário bilionário e presidente-executivo da SpaceX, Elon Musk.

No entanto, com a ISS chegando ao fim de sua vida útil, a Rússia planeja seguir sozinha com sua própria estação espacial, para a qual planeja lançar os dois primeiros módulos em 2027. O país também está expandindo sua cooperação com a China na exploração espacial.

(Reportagem de Guy Faulconbridge e Andrew Osborn em Moscou e Maxim Shemetov em Baikonur, Cazaquistão)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. russia leva astronauta norte …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.