Rússia multa editor de jornal por 'desacreditar o Exército'
Publicada em
MOSCOU (Reuters) - Autoridades russas multaram nesta quinta-feira o jornalista Sergei Sokolov, editor do jornal independente Novaya Gazeta, após detê-lo, por desacreditar o Exército, informou seu jornal.
Sokolov disse não concordar com a acusação.
O caso teve origem em um artigo publicado no Novaya Gazeta em dezembro de 2023, intitulado 'Nobody's boys', sobre órfãos russos que assinaram contratos com o Exército para lutar na Ucrânia, informou o canal oficial do sistema judicial de Moscou no Telegram.
A Novaya Gazeta disse em uma reportagem online que Sokolov foi detido devido à cobertura do Exército russo em um artigo, mas não forneceu detalhes.
Um tribunal distrital em Moscou multou Sokolov em 30.000 rublos (327,88 dólares) nesta quinta-feira, após considerá-lo culpado de desacreditar as Forças Armadas russas, uma ofensa administrativa.
A agência de notícias russa Tass informou que Sokolov havia 'postado material no canal Novaya Gazeta Telegram' que apresentava 'sinais' descrédito verbal das ações do Exército.
A Novaya Gazeta é conhecida por suas investigações que, às vezes, têm como alvo o Kremlin, a política do governo e as principais autoridades.
Seu ex-editor-chefe, Dmitry Muratov, jornalista ganhador do prêmio Nobel, afastou-se em setembro para contestar sua designação pelas autoridades como 'agente estrangeiro', rótulo que Moscou usa para pessoas que considera estarem trabalhando contra os interesses do Estado russo.
(Reportagem da Reuters)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO