Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia nega acusação dos EUA de ter colocado arma antissatélite no espaço

Placeholder - loading - Vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Ryabkov   16/10/2023   Sputnik/Gavriil Grigorov/Pool via REUTERS
Vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Ryabkov 16/10/2023 Sputnik/Gavriil Grigorov/Pool via REUTERS

Publicada em  

Por Guy Faulconbridge

MOSCOU (Reuters) - O principal diplomata de controle de armas da Rússia descartou como 'notícia falsa' nesta quarta-feira uma afirmação dos Estados Unidos de que a Rússia havia lançado uma arma na órbita baixa da Terra capaz de inspecionar e atacar outros satélites.

O Kremlin negou categoricamente as afirmações de autoridades norte-americanas de que Moscou está desenvolvendo uma arma nuclear antissatélite baseada no espaço.

O Comando Espacial dos EUA apontou na terça-feira para o lançamento neste mês de um foguete Soyuz do local de lançamento russo de Plesetsk, dizendo que provavelmente envolveu 'uma arma contra-espacial presumivelmente capaz de atacar outros satélites na órbita baixa da Terra'.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que o lançamento de 17 de maio tinha uma espaçonave a bordo, mas não deu detalhes sobre sua finalidade.

'Acho que não devemos responder a nenhuma notícia falsa de Washington', disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, segundo a agência de notícias Interfax.

'Os americanos podem dizer o que quiserem, mas nossa política não muda em relação a isso', afirmou Ryabkov, acrescentando que Moscou 'sempre se opôs consistentemente à instalação de armas de ataque na órbita baixa da Terra'.

Em fevereiro, o presidente Vladimir Putin e o então ministro da Defesa, Sergei Shoigu, negaram as afirmações dos EUA de que a Rússia estava desenvolvendo uma arma nuclear antissatélite baseada no espaço, projetada para afetar tudo, desde as comunicações militares até os serviços de telefonia.

O Comando Espacial dos EUA disse que o lançamento de maio, que data de 16 de maio, incluiu o COSMOS 2576, um tipo de espaçonave 'inspetora' militar russa que, segundo as autoridades dos EUA, há muito tempo apresenta um comportamento espacial imprudente.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia nega acusacao dos eua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.