Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia terá 'luta difícil' para retomar área controlada pela Ucrânia, diz vice-diretor da CIA

Placeholder - loading - Militares ucranianos em veículo militar perto da fronteira russa na região de Sumy, na Ucrânia 11/08/2024 REUTERS/Viacheslav Ratynskyi
Militares ucranianos em veículo militar perto da fronteira russa na região de Sumy, na Ucrânia 11/08/2024 REUTERS/Viacheslav Ratynskyi

Publicada em  

Por Jonathan Landay

BETHESDA, MARYLAND (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizará uma contraofensiva para tentar retomar o território na região de Kursk capturado pelas tropas ucranianas, mas as forças russas terão 'uma luta difícil' pela frente, disse nesta quarta-feira o vice-diretor da CIA, David Cohen.

Em uma conferência do setor de segurança nacional, Cohen disse que a importância da incursão ucraniana, que invadiu cerca de 777 quilômetros quadrados da província russa, ainda precisa ser vista.

As forças ucranianas atravessaram a fronteira ocidental da Rússia e entraram na região de Kursk em 6 de agosto, em uma ofensiva surpresa que continua em andamento.

Embora Kiev tenha dito que não tem intenção de anexar a área que capturou, as tropas ucranianas estão construindo linhas defensivas e aparentemente pretendem manter 'parte desse território por algum tempo', disse Cohen à Cúpula de Inteligência e Segurança Nacional.

'Podemos ter certeza de que Putin montará uma contraofensiva para tentar recuperar esse território', disse Cohen. 'Acho que nossa expectativa é de que essa será uma luta difícil para os russos.'

Segundo ele, Putin 'não só terá que encarar o fato de que agora há uma linha de frente dentro do território russo com a qual ele terá que lidar, mas também terá que lidar com as reverberações em sua própria sociedade de que eles perderam um pedaço do território russo'.

O sucesso da Ucrânia em Kursk 'tem o potencial de mudar um pouco a dinâmica' do conflito 'daqui para frente', continuou, sem entrar em detalhes.

A Ucrânia reivindicou a captura de 100 vilarejos em sua incursão na região russa de Kursk, enquanto as forças russas continuam a avançar em Donetsk, no leste ucraniano.

Cohen disse que a Rússia vem obtendo esses ganhos 'a um custo extraordinário' de tropas e equipamentos e 'pode ou não' capturar a cidade de Pokrovsk, importante centro logístico ucraniano.

'Mas, no final das contas, nada disso é um divisor de águas em um sentido estratégico' para os russos, continuou.

Na terça-feira, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy disse que a guerra com a Rússia acabaria em diálogo, mas que Kiev tinha que estar em uma posição forte e que ele apresentaria um plano ao presidente dos EUA, Joe Biden, e a seus dois possíveis sucessores.

Putin disse que qualquer acordo precisa começar com a aceitação da Ucrânia das 'realidades no terreno', o que deixaria a Rússia com a posse de partes substanciais de quatro regiões ucranianas, além da Crimeia.

A Ucrânia diz que controla mais de 1.200 quilômetros quadrados da região de Kursk.

(Reportagem de Jonathan Landay)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia tera luta dificil para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.