Saiba como usar fones de ouvido com segurança para não prejudicar a audição
Segundo especialistas, o indicado utilizar os fones e outros dispositivos com o volume pela metade.
Publicada em
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo já tem algum tipo de deficiência auditiva. E esse número pode aumentar ainda mais devido a um hábito muito comum hoje em dia: utilizar fones de ouvido.
A associação entre o volume alto e o tempo de uso prolongado dos fones é o que pode causar danos. Apesar de liberar a endorfina, o hormônio do prazer, o som alto pode lesar o ouvido de qualquer pessoa. Dependendo do tempo de exposição ao barulho, as células auditivas podem até morrer.
A cóclea, parte interna do ouvido, tem entre 15 mil e 18 mil células ciliadas, que têm a função de transformar as ondas sonoras que chegam do ambiente ao ouvido em ondas elétricas e carregam informações para o cérebro.
Esses cílios são “arrancados” e destruídos quando o som é excessivamente alto. E uma péssima notícia: eles não se regeneram mais, causando a perda auditiva.
Por isso, para evitar maiores problemas de saúde, o limite seguro de som contínuo para o ouvido é de 80 decibéis. Segundo especialistas, fones e outros aparelhos sonoros devem ser usados com o volume até a metade. É importante também nunca ouvir o som tão alto a ponto de não escutar o que está a sua volta e não dormir com o dispositivo no ouvido.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
SALA DE BATE PAPO