Salmonella pode ser nova arma contra células cancerígenas
A bactéria, geralmente considerada uma grande vilã por causar intoxicações fatais, agora mostra o seu lado bom.
Publicada em
Frequentemente considerada uma grande vilã e capaz de causar uma terrível intoxicação, a salmonella promete ajudar na cura do câncer. Estudo publicado na revista Science Translational Medicine mostrou que a bactéria faz o sistema imunológico combater as células cancerígenas – pelo menos em ratos.
A salmonella em questão não é a encontrada em carnes e ovos malcozidos, mas sim uma modificada em laboratório para produzir uma proteína chamada flagelina B. A bactéria foi injetada em cobaias com câncer. Ela ‘acordou’ o sistema imunológico dos ratinhos, que começou a atacar os tumores. Em 11 dos 20 animais testados, os tumores encolheram até se tornarem indetectáveis.
O mais surpreendente é que a ‘salmonella do bem’ não causou intoxicação nos ratos. É claro que mais pesquisas ainda devem ser feitas antes que as bactérias possam ser experimentadas em humanos. Mas, mesmo assim, os resultados já são promissores e devem entrar para a lista de possíveis tratamentos.
O tratamento ganha força porque consegue atingir apenas as células cancerígenas, diferentemente da radioterapia e da quimioterapia, que prejudicam também as células saudáveis.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO