Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Satélite é lançado nos EUA no último voo da família de foguetes Delta

Placeholder - loading - Foguete Delta IV Heavy 05/12/2014 REUTERS/NASA/Bill Ingalls/Divulgação
Foguete Delta IV Heavy 05/12/2014 REUTERS/NASA/Bill Ingalls/Divulgação
Ver comentários

Publicada em  

Por Steve Gorman

(Reuters) - A Força Espacial dos EUA e uma joint venture entre a Boeing e a Lockheed enviaram uma carga secreta de reconhecimento ao espaço nesta terça-feira, em um foguete Delta IV Heavy, no último voo de uma marca que remonta ao início da década de 1960.

Propriedade da United Launch Alliance (ULA), o foguete com cerca de 23 andares de altura decolou da Estação de Cabo Canaveral da Força Espacial, na Flórida, pouco antes das 13h (horário local), sob um céu quente e parcialmente nublado.

Um webcast ao vivo da ULA sobre a decolagem mostrou o foguete saindo da torre de lançamento em meio a uma tempestade de chamas e nuvens de exaustão e vapor de água.

O voo tinha o objetivo de implantar um satélite para o Escritório Nacional de Reconhecimento (NRO, na sigla em inglês), uma agência de inteligência de defesa dos EUA, em uma missão secreta designada como NROL-70.

Este é o 16º e último voo de um Delta IV Heavy e o último de qualquer um dos foguetes da família Delta, uma dinastia de lançadores espaciais que se originou de um míssil balístico de alcance intermediário modificado e cresceu até incluir cerca de duas dúzias de variantes cada vez mais potentes.

Desde que o foguete Thor-Delta foi introduzido em 1960, a família Delta de veículos de lançamento enviou cerca de 390 cargas ao espaço, desde os primeiros satélites meteorológicos e de GPS do mundo até missões científicas da Nasa, incluindo oito espaçonaves em viagens a Marte.

O primeiro satélite de comunicações passivas do mundo, o Echo 1A, e o primeiro satélite de comunicações ativas, o Telstar 1, que possibilitou a transmissão transatlântica de televisão, foram lançados pelo Thor-Delta em 1960 e 1962, respectivamente.

A ULA, uma parceria entre as gigantes do setor aeroespacial Boeing e Lockheed Martin, está aposentando os foguetes Delta e Atlas em favor de seu recém-desenvolvido foguete Vulcan, que fez seu voo inaugural em janeiro. Na ocasião, ele transportou um módulo de pouso lunar financiado com recursos privados.

A carga apresentou defeito antes de chegar à Lua, mas o lançamento do Vulcan da Flórida foi um sucesso. O Atlas V tinha mais 17 missões agendadas antes de sair de serviço.

A natureza e o objetivo precisos da missão NROL-70 foram mantidos em segredo.

Em um comunicado com palavras vagas antes do lançamento, o governo disse que a missão 'fortaleceria a capacidade do NRO de fornecer uma ampla gama de informações de inteligência em tempo hábil para os tomadores de decisão nacionais, combatentes e analistas de inteligência'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

6 H
  1. Home
  2. noticias
  3. satelite e lancado nos eua no …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.