Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Schnabel mantém porta aberta para novos cortes de juros no BCE

Placeholder - loading - Sede do BCE em Frankfurt, Alemanha  18/7/2024   REUTERS/Jana Rodenbusch
Sede do BCE em Frankfurt, Alemanha 18/7/2024 REUTERS/Jana Rodenbusch
Ver comentários

Publicada em  

Por Balazs Koranyi

TALLINN (Reuters) - A inflação da zona do euro está caindo conforme o previsto, diminuindo o risco de que novos cortes nos juros possam inviabilizar a desinflação, mas o Banco Central Europeu deve se tornar cada vez mais cauteloso à medida que os juros caem, disse Isabel Schnabel, membro do conselho do BCE, nesta sexta-feira.

Espera-se que o BCE reduza novamente os juros no próximo mês devido à diminuição das pressões dos preços, e os comentários de Schnabel provavelmente reforçarão essas apostas, uma vez que a 'linha de base' do banco já presumia mais dois cortes este ano, após a redução inicial de junho.

'Os dados recentes permanecem consistentes com o cenário-base que prevê que a inflação voltará de forma sustentável à nossa meta de 2% até o final de 2025', disse Schnabel em uma palestra em Tallinn, na Estônia.

Embora Schnabel não tenha defendido diretamente o afrouxamento da política monetária, ela disse que novos cortes nos juros podem não atrapalhar o processo de desinflação, como temiam algumas autoridades.

'Junto de sinais de um possível declínio no ímpeto econômico em outras partes do mundo, há menos risco de que uma nova redução moderada e gradual da restrição da política monetária possa inviabilizar o caminho de volta à estabilidade de preços', acrescentou Schnabel.

Ao lado de Schnabel, o presidente do banco central finlandês, Olli Rehn, disse que o crescimento econômico mais fraco aumenta a justificativa para um corte de juros em setembro, enquanto Martins Kazaks, chefe do BC da Letônia, concordou que a linha de base está no caminho certo.

Ainda assim, Schnabel, uma voz influente entre as autoridades que impulsionaram a série mais acentuada de altas de juros do BCE em 2022 e 2023, disse que, à medida que os juros diminuem, o BCE deve se tornar mais cuidadoso, pois poucos sabem onde termina a restrição monetária e começa o estímulo.

'Quanto mais os juros se aproximarem da banda superior das estimativas da taxa de juros neutra, ou seja, quanto menos certeza tivermos de quão restritiva é nossa política, mais cautelosos devemos ser', afirmou Schnabel.

Ela também sugeriu que mudanças nos juros uma vez por trimestre podem ser mais apropriadas.

Schnabel ainda minimizou o risco de uma desaceleração econômica, argumentando que um 'pouso suave' ainda é mais provável do que uma recessão.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

15 H
  1. Home
  2. noticias
  3. schnabel mantem porta aberta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.