Secretária do Tesouro dos EUA diz que 1º de junho é 'prazo rígido' para aumentar o teto da dívida
Publicada em
Por Andrea Shalal e Susan Heavey
WASHINGTON (Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse neste domingo que a data de 1º de junho continua sendo um 'prazo rígido' para elevar o teto da dívida federal, com poucas chances de o governo arrecadar receita suficiente para chegar a 15 de junho, quando mais contas vencem.
Em entrevista ao programa 'Meet the Press' da NBC, Yellen disse que escolhas difíceis deverão ser tomadas a respeito de pagamentos aos americanos caso o Congresso não consiga aumentar o teto da dívida de 31,4 trilhões de dólares antes que o Tesouro fique sem dinheiro e seja forçado a entrar em modo calote.
“Indiquei em minha última carta ao Congresso que não esperamos conseguir pagar todas as nossas contas no início de junho e possivelmente já no dia 1º de junho. E continuarei a atualizar o Congresso, mas certamente não mudei minha avaliação. Então, acho que é um prazo rígido', disse ela.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, classificou como 'inaceitáveis' neste domingo as últimas ofertas dos republicanos para elevar o teto da dívida do governo, mas disse que está disposto a cortar gastos e realizar ajustes fiscais de modo a alcançar um consenso.
Ele disse que conversará com o principal membro republicano do Congresso, Kevin McCarthy, em seu voo de volta para casa após cúpula dos líderes do G7 em Hiroshima, Japão.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO