Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Segmento evangélico tem atuação reativa a medidas ditas progressistas

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Segmento evangélico tem atuação reativa a medidas ditas progressistas"
Ver comentários

Publicada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - Numa manobra política, deputados das bancadas evangélicas e católicas conseguiram aprovar em novembro do ano passado em uma comissão especial da Câmara dos Deputados uma proposta que proíbe a realização do aborto em qualquer hipótese, mesmo para circunstâncias já previstas atualmente.

A articulação era uma resposta à uma ação, movida meses antes pelo PSOL no STF, que pretende descriminalizar a interrupção de gravidez feita até 12 semanas no país em qualquer caso. Está previsto o aborto atualmente em casos de vítimas de estupro e risco de morte para a gestante --as duas estão no Código Penal-- e no caso de feto anencéfalos, a partir de um decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2012.

A bancada evangélica tem tido historicamente, na avaliação de estudiosos ouvidos pela Reuters, uma atuação reativa em relação a eventuais medidas ditas progressistas tomadas pelo governo e pelo Supremo, como a união civil de pessoas do mesmo sexo, em 2011, e a permissão do aborto de mulheres com fetos anencéfalos, em 2012.

Em seu parecer à comissão da Câmara no ano passado, o deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), da bancada evangélica, criticou duramente o Supremo por seu ativismo judicial.

'No caso específico do aborto, assunto complexo e sensível, a sede própria para a sua discussão é, indiscutivelmente, o Poder Legislativo e não o Supremo Tribunal Federal, seja como colegiado, seja sobretudo em suas turmas ou considerando-se os seus membros isoladamente. Ao tribunal falta competência e legitimação constitucional para definir o tema de tal importância', protestou o parlamentar.

Pouco depois, o presidente da Câmara e responsável por definir a pauta do plenário, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sinalizou que essa proposta não iria avançar na Casa.

Neste mês, o STF fez audiências públicas para instruir a ação do PSOL que acaba com punições para o aborto.

'É um grupo de veto com o objetivo de impedir o avanço de causas polêmicas ou negativas para eles', disse o professor de Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UnB) Ricardo Caldas.

O especialista da UnB destacou que o segmento tem agido cada vez mais em conjunto com outros grupos de pressão, a exemplo da bancada católica. O presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Takayama (PSC-PR), concorda e avalia que as pautas das duas principais vertentes cristãs no Brasil são semelhantes.

'Não temos os católicos como adversários. Já houve uma tendência de maior oposição no passado. Hoje batalhamos juntos. Juntas, a presença de deputados de fé cristã contam com a simpatia de mais da metade da Câmara', segundo Takayama, número que conseguiria brecar o avanço de propostas mais liberalizantes na área dos costumes e da moral.

A expectativa é que esse peso se confirme ou até cresça na próxima Legislatura. Contudo, o professor da UnB disse que não há 'margem de manobra' para uma atuação mais propositiva.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

Com performances impactantes, prêmios históricos e homenagens emocionantes, o American Music Awards 2025 reafirmou seu papel como um dos maiores eventos da indústria musical. Billie Eilish consolidou seu reinado, Lady Gaga e Bruno Mars brilharam com uma colaboração inesquecível, e nomes como Taylor Swift, Rod Stewart, Jennifer Lopez e Janet Jackson mostraram por que seguem no coração dos fãs ao redor do mundo — e nas playlists da Rádio Antena 1.

Veja a seguir como foi a noite dos grandes vencedores e homenageados do AMAs 2025, evento realizado na noite de ontem, 26 de maio, no Fontainebleau Las Vegas, com apresentações marcantes, surpresas e celebrações que movimentaram o mundo da música internacional.

Jennifer Lopez Brilhou Como apresentadora e Abriu a Noite com Espetáculo Impactante

Além de conduzir com carisma e elegância a cerimônia do American Music Awards 2025, Jennifer Lopez roubou a cena logo na abertura do evento com uma performance de tirar o fôlego. Em um medley explosivo de seis minutos, a estrela do pop percorreu os maiores sucessos do ano – com direito a coreografias ousadas, pirotecnia e um momento que viralizou nas redes sociais: Lopez beijou dois de seus dançarinos durante a apresentação. O show incluiu trechos de hits como Die With a Smile, a poderosa colaboração entre Lady Gaga e Bruno Mars, que mais tarde venceria na categoria de Melhor Colaboração e Melhor Videoclipe.

A performance estabeleceu o tom vibrante da noite e reforçou por que Jennifer Lopez segue sendo uma das figuras mais relevantes do pop internacional.

Billie Eilish Domina o American Music Awards 2025 em Noite de Consagração

Billie Eilish dominou o American Music Awards 2025 com uma performance histórica que consolidou seu lugar no topo da música pop contemporânea. A cantora venceu em todas as sete categorias em que foi indicada, incluindo os cobiçados troféus de Artista do Ano, Álbum do Ano — com o aclamado Hit Me Hard and Soft — e Canção do Ano, pelo single Birds of a Feather.

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. segmento evangelico tem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.