Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Senado Argentino dá vitória “agridoce” a Milei com aprovação de reformas

Placeholder - loading - Parlamentares discutem reformas de Milei no Congresso, em Buenos Aires 12/06/2024 REUTERS/Mariana Nedelcu
Parlamentares discutem reformas de Milei no Congresso, em Buenos Aires 12/06/2024 REUTERS/Mariana Nedelcu
Ver comentários

Publicada em  

Por Nicolás Misculin

BUENOS AIRES (Reuters) - O Senado da Argentina deu ao presidente libertário Javier Milei uma importante vitória, aprovando um projeto de reformas e um pacote fiscal, mas o triunfo não veio sem um preço, e a Casa desidratou ambas as leis para poder aprová-las.

Na noite de quarta-feira, o Senado aprovou, por margem mínima, os termos gerais da lei de “bases” de Milei, um impulso para o seu programa de austeridade que agradou o mercado financeiro e melhorou as contas públicas, mas também atingiu duramente a economia do país.

Nas primeiras horas desta quinta-feira, o Senado também aprovou os termos gerais de um pacote fiscal, mas rejeitou pontos específicos sobre impostos e a propriedade.

Embora as leis tenham que voltar agora para a Câmara dos Deputados para que a Casa ratifique as mudanças, o apoio do Senado foi crucial para Milei, um excêntrico economista e ex-comentarista de TV que assumiu a Presidência em dezembro, prometendo reformar a combalida economia argentina.

A vitória realçou a habilidade de Milei de convencer aliados conservadores e de centro, apesar de seu partido libertário ter apenas uma pequena minoria de assentos no Congresso. A aprovação também ocorreu em meio a violentos protestos contra a lei em frente ao Parlamento.

“É simbólico ter mostrado que uma minoria tão evidente em ambas as Casas pode obter a aprovação de uma lei tão importante”, afirmou seu chefe de Gabinete, Guillermo Francos, em comunicado.

A aprovação ajudou nesta quinta-feira os títulos internacionais em dólar da Argentina, com investidores aliviados com o fato de não haver reprovação a uma lei que inclui artigos sobre privatizações e incentivos ao investimento.

Mas o governo teve de negociar muito, concordando com mudanças nos planos de incentivo ao investimento e removendo do projeto a privatização de estatais como a companhia aérea nacional e o serviço de correio.

Ernesto Revilla, economista de América Latina no Citi, afirmou em nota aos clientes que a aprovação é uma vitória para Milei, mas que veio com um custo: “Em nossa visão, a aprovação marca uma vitória agridoce para o governo Milei, com a aprovação de uma lei que está sendo construída há seis meses, mas que foi constantemente diluída no processo”, escreveu.

Nas ruas, os argentinos não tinham um consenso: “Para ser honesta, isso é um desastre. Eu acho que foi terrível o que eles aprovaram”, disse nesta quinta-feira Laura Cancinos, em uma rua movimentada de Buenos Aires. “Para mim, parece que ainda não nos demos conta das consequências.”

Juan Pablo Echevesti, que se dirigia para seu local de trabalho, estava mais otimista: “Eu não vejo como haveria qualquer outra opção a não ser uma mudança radical, da forma como estão propondo. Não concordo 100%, mas creio que é uma mudança favorável. Espero não estar errado”.

(Reportagem de Nicolas Misculin; reportagem adicional de Karin Strohecker, Libby George, Miguel Lo Bianco e Hernan Nessi)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

10 H
  1. Home
  2. noticias
  3. senado argentino da vitoria …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.