Sentimento dos investidores da zona do euro melhora pela primeira vez desde agosto
Publicada em
Atualizada em
FRANKFURT (Reuters) - O sentimento dos investidores na zona do euro melhorou em novembro, pela primeira vez em três meses, refletindo a esperança de que as temperaturas mais altas recentes e a queda dos preços da energia impeçam o racionamento de gás no continente neste inverno, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira.
O índice da Sentix para a zona do euro subiu para -30,9 pontos em novembro, em comparação a -38,3 em outubro, superando as expectativas de analistas consultados pela Reuters para uma leitura de -35,0.
O índice de expectativas também se recuperou de -41,0 para -32,3, o nível mais alto desde junho de 2022, segundo a pesquisa.
O índice sobre a situação atual na zona do euro também subiu para -29,5 em novembro, ante -35,5 em outubro.
Chamando o aumento 'não de uma reversão de tendência', o diretor-gerente da Sentix, Manfred Huebner, disse em comunicado que 'a melhora da situação e dos valores de expectativa mostra quão sensivelmente os investidores reagem em suas expectativas econômicas aos sinais do mercado de energia'.
Ele disse que temperaturas mais altas e níveis muito altos de armazenamento de gás na Alemanha aliviaram as preocupações com o racionamento e seu potencial impacto na economia.
'Os preços do gás no mercado spot caíram em resposta. As preocupações com uma escassez catastrófica de gás estão desaparecendo', acrescentou Huebner.
A pesquisa com 1.348 investidores foi realizada entre 3 e 5 de novembro, disse a Sentix.
(Reportagem de Christoph Steitz)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO