Setores de luxo e energia pressionam ações europeias; índice francês cai 0,7%
Publicada em
Por Sruthi Shankar e Shashwat Chauhan
(Reuters) - As ações europeias fecharam em baixa nesta segunda-feira, pressionadas por papéis de forte peso do setor de luxo e de energia, após dados decepcionantes da China, enquanto as ações francesas tiveram um desempenho inferior após um surpreendente rebaixamento de recomendação pela Moody's.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,12%, a 515,83 pontos, próximo aos menores níveis em duas semanas, com o setor automotivo sendo o que mais recuou em termos percentuais, com queda de 2,8%.
As empresas de luxo expostas à China, como a LVMH, caíram mais de 1%, após dados mostrarem que o crescimento das vendas no varejo da China está desacelerando.
Os preços mais baixos do petróleo bruto pressionaram o setor de energia, que teve queda de 1% , enquanto o setor de saúde ajudou a reduzir as perdas gerais com uma alta de 1,1%.
O índice de referência da França, CAC 40, recuou depois que a agência de recomendação de crédito Moody's rebaixou inesperadamente a recomendação da França na sexta-feira de 'Aa2' para 'Aa3', com perspectiva estável.
A notícia veio horas depois que o presidente Emmanuel Macron nomeou o veterano centrista François Bayrou como seu quarto primeiro-ministro este ano.
“À medida que a (área do euro) se encontra num período de incerteza interna e global, o consenso parece subestimar a importância dos cortes do Banco Central Europeu para as perspectivas cíclicas do bloco”, escreveram economistas do GlobalData.TSLombard.
A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, disse que o banco central reduzirá ainda mais os juros se a inflação continuar a se aproximar de sua meta de 2%, enquanto o vice-presidente Luis de Guindos disse que o BCE está confiante de que a inflação convergirá para a meta de 2% em 2025.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,46%, a 8.262,05 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,45%, a 20.313,81 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,71%, a 7.357,08 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,43%, a 34.740,25 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,23%, a 11.778,60 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,14%, a 6.363,25 pontos.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO