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SHEIN e Temu disputam mercado norte-americano também na Justiça

Placeholder - loading - 18/10/2022.  REUTERS/Chen Lin
18/10/2022. REUTERS/Chen Lin
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Por Arriana McLymore e Casey Hall

NOVA YORK/XANGAI (Reuters) - A varejista online de fast-fashion SHEIN e sua mais nova rival Temu estão em uma disputa para atrair a atenção dos compradores por seus produtos baratos fabricados na China.

A batalha entre eles está ocorrendo não apenas nas redes sociais, mas também na Justiça norte-americana. No tribunal federal dos Estados Unidos, a SHEIN acusou a Temu de contratar influenciadores de mídia social para fazer 'declarações falsas e enganosas' contra a SHEIN em suas promoções do site Temu.com.

A SHEIN procura impedir a empresa de usar sua marca para fins de marketing e quer indenizações por vendas que pode provar que vieram de marketing enganoso ou infrator. A Temu pediu ao tribunal que rejeite o processo.

O processo aberto em dezembro no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Norte de Illinois, alega que a Temu disse a influenciadores de mídia social para fazer comentários depreciativos sobre o varejista e induziu os clientes a baixar o aplicativo Temu usando contas em mídias sociais 'impostoras'.

As agora excluídas páginas @SHEIN_DC, @SHEIN_USA_ e @SHEIN_NYC foram criadas em setembro e exibiam o logotipo e o material de marketing da SHEIN em suas páginas de biografia, de acordo com as capturas de tela fornecidas com o processo da empresa.

'A Temu também tentou se passar pela marca SHEIN e induzir os consumidores a acreditar que a Temu está associado a essa marca', alega a ação.

A SHEIN disse que os links nas páginas falsas levaram os compradores a instalar o aplicativo de Temu, com a impressão de que as duas empresas eram relacionadas. Um porta-voz da SHEIN se recusou a comentar sobre o litígio pendente.

Um porta-voz do Temu.com disse que a empresa 'rejeita veementemente e categoricamente todas as alegações e está defendendo vigorosamente seus direitos'.

A própria SHEIN enfrentou processos alegando violação de direitos autorais. Sob o nome Zoetop Business, foi processada por dezenas de artistas independentes e varejistas, incluindo Nike, Deckers, da UGG , a marca de óculos Oakley do Grupo Luxottica e varejista online Dolls Kill, alegando falsificação.

A PDD, proprietária do popular aplicativo Pinduoduo da China, lançou o Temu em setembro como um novo aplicativo para consumidores dos Estados Unidos comprarem sapatos, joias, acessórios de beleza e artigos para o lar diretamente de comerciantes chineses.

As vendas da Temu sob a métrica GMV cresceram de 3 milhões de dólares em setembro para 192 milhões de dólares em janeiro, segundo a empresa de dados YipitData.

Nos EUA, a Temu está pagando aos influenciadores de mídia social de 100 dólares a 1 mil dólares por hora por conteúdo conectando o marketplace da Temu no TikTok, Instagram e YouTube.

Escrito por Reuters

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Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

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