Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Shoppings viram alvos de manifestantes de Hong Kong em 3º dia de protestos no Natal

Placeholder - loading - Homem reage a spray de pimenta em Hong Kong. REUTERS/Tyrone Siu
Homem reage a spray de pimenta em Hong Kong. REUTERS/Tyrone Siu
Ver comentários

Publicada em  

HONG KONG (Reuters) - Centenas de manifestantes protestaram em shoppings de Hong Kong na quinta-feira, com o objetivo de atingir os negócios no centro financeiro asiático pelo terceiro dia durante o Natal, sob a vigilância da polícia de choque, que foi mobilizada para conter qualquer distúrbio.

Os 'protestos de compras' têm como alvo shoppings em toda a cidade governada pela China desde a véspera de Natal e se tornam violentos às vezes, levando a polícia a disparar gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes em movimentadas áreas comerciais cheias de compradores e turistas.

O comparecimento na quinta-feira foi menor do que nos dois dias anteriores, mas dezenas de policiais patrulharam os arredores dos shopping centers na península de Kowloon e em outras áreas. Alguns policiais entraram nos shoppings para vigiar os manifestantes vestidos de preto.

Os protestos começaram em Hong Kong há mais de seis meses, em resposta a um projeto, agora deixado de lado, que permitiria extradições para a China continental, onde os tribunais são controlados pelo Partido Comunista.

Desde então, os protestos evoluíram para um movimento pró-democracia mais amplo. No início de dezembro, após vitória esmagadora de candidatos pró-democracia nas eleições para o conselho distrital, eles foram mais pacíficos.

Na quinta-feira, a polícia deteve várias pessoas em um shopping na zona rural de Tai Po, localizada ao norte do centro financeiro da cidade, informou a emissora pública RTHK.

Alguns restaurantes e lojas fechavam as portas enquanto manifestantes, alguns usando balaclavas e carregando bandeiras negras, protestavam. Em algumas lojas, os manifestantes colocaram adesivos e cartazes que diziam 'Hong Kong livre, revolução agora'.

Os manifestantes protestam contra o que consideram um aumento da intromissão de Pequim nas liberdades prometidas à ex-colônia britânica quando voltou ao domínio chinês em 1997.

A China nega interferir, afirmando estar comprometida com a fórmula 'um país, dois sistemas' implantada na época e culpa as forças estrangeiras por fomentar agitação.

A líder de Hong Kong, Carrie Lam, condenou os atos de manifestantes em um post no Facebook na quarta-feira, afirmando que muitos cidadãos locais e turistas ficaram decepcionado por suas 'comemorações da véspera de Natal terem sido arruinadas'.

'Tais atos ilegais não apenas diminuíram o clima festivo, mas também afetaram negativamente as empresas locais.'

O governo, em comunicado separado na quinta-feira, criticou a 'violência sem precedentes' e o vandalismo cometido por alguns manifestantes, e disse que, apesar dos meses de agitação social, as liberdades e os direitos humanos continuam sendo a principal prioridade.

(Reportagem de Joyce Zhou e Twinnie Siu)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia “HELLO”, FÃS BRASILEIROS! LIONEL RICHIE VEM AO BRASIL

“HELLO”, FÃS BRASILEIROS! LIONEL RICHIE VEM AO BRASIL

Lionel Richie foi confirmado como uma das atrações principais do The Town 2025, que ocorrerá em São Paulo, no segundo semestre deste ano. A participação do cantor, compositor e produtor no evento reforça mais uma vez sua imensa popularidade, que transcende gerações e continentes, consolidando seu status como um dos maiores artistas da música global.

A Inovação Contínua de Lionel Richie

Embora Richie tenha começado sua carreira no icônico grupo The Commodores na década de 1970, a carreira solo que se seguiu colocou-o como um dos maiores nomes da música internacional. Seu legado não está apenas nos clássicos de sua discografia como “Hello”, “Endless Love”, “All Night Long” e “Dancing on the Ceiling”, mas também em sua capacidade de reinventar-se constantemente. Em 2025, ele continua em plena atividade, realizando uma turnê mundial e preparando o lançamento de seu aguardado livro de memórias, “Truly”, que promete revelar aspectos inéditos de sua vida pessoal e carreira.

Entre as novidades mais emocionantes de sua agenda em 2025, está sua participação em um projeto de turnê ao vivo, com datas confirmadas para a Europa, América do Norte e América Latina, incluindo o Brasil. A turnê de 2025 é uma celebração de sua carreira e a resposta ao seu público fiel, que não para de crescer, muito devido à sua versatilidade e presença de palco única.

De Vocalista do Commodores a Ícone Solo

A carreira de Lionel Richie começou a brilhar no Commodores, onde ele foi vocalista e compositor de vários sucessos de funk e soul. Canções como “Easy” e “Brick House” conquistaram a audiência, mas foi sua decisão de seguir carreira solo que solidificou sua lenda. Em 1982, ele lançou seu primeiro álbum solo, “Lionel Richie”, e não demorou muito para que se tornasse uma das estrelas mais radiantes da música mundial.

Sucessos como “Truly”, “You Are” e, claro, a inesquecível “Hello” mudaram a história da música pop, R&B e soul. O artista conseguiu dominar as paradas de sucesso e também conquistou prêmios como o Grammy, além de ser aclamado pela crítica e público de todo o mundo.

Os Sucessos de Sempre e as Releituras Country

Em 2012, seu álbum “Tuskegee” já havia sido uma demonstração de sua capacidade de transitar entre os gêneros musicais, quando regravou clássicos com alguns dos maiores nomes da música country, como Blake Shelton, Shania Twain e Keith Urban. O álbum, que inclui versões country de hits como “Hello” e “All Night Long”, conquistou o público do country e solidificou a habilidade de Richie de se reinventar de maneira única, sem perder a essência de sua música.

1 H
  1. Home
  2. noticias
  3. shoppings viram alvos de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.