Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Sindicato do BCE diz que funcionários não acham que Lagarde é pessoa certa para dirigir banco central

Placeholder - loading - Presidente do BCE, Chrtistine Lagarde, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça 19/01/2024 REUTERS/Denis Balibouse
Presidente do BCE, Chrtistine Lagarde, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça 19/01/2024 REUTERS/Denis Balibouse
Ver comentários

Publicada em  

Por Francesco Canepa

FRANKFURT (Reuters) - O sindicato que representa os funcionários do Banco Central Europeu (BCE) afirma que a maioria dos funcionários da instituição acredita que Christine Lagarde não é a pessoa certa para dirigir a autoridade monetária, de acordo com uma pesquisa realizada.

A pesquisa da Organização Internacional e Europeia de Serviços Públicos (IPSO) mostrou que a confiança dos funcionários em toda a equipe de alta gerência do BCE era menor do que há um ano, com quase 60% expressando uma opinião negativa.

Realizada para coincidir com a metade do mandato de oito anos de Lagarde como presidente e divulgada nesta segunda-feira, a pesquisa do sindicato mostrou que os funcionários do BCE estão preocupados principalmente com questões como remuneração e condições de trabalho.

Entretanto, o IPSO disse que cerca de metade dos que responderam expressaram dúvidas sobre o histórico de Lagarde no combate à inflação, o principal objetivo do BCE.

Lagarde e outros formuladores de políticas do BCE tiveram que lidar com um forte aumento nos preços, alimentado em parte pela guerra na Ucrânia e seu impacto sobre os preços da energia -- um aumento também imprevisto por muitos outros bancos centrais e economistas.

Um porta-voz do BCE disse que a pesquisa tinha falhas e incluía tópicos 'pelos quais a Diretoria Executiva ou o Conselho do BCE, e não apenas o presidente, é responsável e que não são da alçada da IPSO'.

O BCE disse que sua presidente e sua diretoria 'estão totalmente concentrados em seu mandato e implementaram políticas para responder a eventos sem precedentes nos últimos anos, como a pandemia e as guerras'.

As queixas organizacionais foram uma constante nas pesquisas da IPSO durante a gestão dos dois antecessores imediatos de Lagarde, Mario Draghi e Jean-Claude Trichet, mas os dois receberam avaliações positivas dos funcionários sobre seu desempenho como presidentes de bancos centrais.

A IPSO disse que quase 64% dos cerca de 1.100 entrevistados da pesquisa achavam que Lagarde não havia melhorado a reputação do BCE, sem especificar mais.

Em pesquisas de despedida realizadas sobre Draghi e Trichet, mais de 70% consideraram que eles haviam melhorado a reputação do banco, apesar das objeções sobre outras questões. A IPSO não realizou pesquisas intermediárias sobre a dupla.

Dos três presidentes do BCE, apenas Lagarde teve que lidar com um período de inflação global sustentada, que prejudicou os padrões de vida dos trabalhadores, inclusive os do BCE.

O BCE emprega mais de 3.500 pessoas que elegeram representantes da IPSO para seis dos nove assentos no comitê de funcionários do banco.

BCE CRITICA PESQUISA

Cerca de 53,5% dos participantes da pesquisa consideraram que Lagarde, ex-diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), não era a presidente certa para o BCE no momento atual, enquanto 22,8% disseram que ela era e 23,8% não souberam dizer. Essa foi a primeira vez que a equipe chegou a essa conclusão sobre o líder do banco central, de acordo com a IPSO.

Sem experiência em bancos centrais, ao contrário de seus antecessores, a nomeação de Lagarde como presidente do BCE em 2019 foi questionada na época por alguns analistas e políticos.

A confiança na Diretoria Executiva do BCE, que também inclui o vice-presidente Luis de Guindos e quatro outros membros, foi classificada como inexistente ou baixa por 59% dos entrevistados -- em comparação com 40% em uma pesquisa realizada um ano antes.

O BCE disse que parece que a pesquisa da IPSO 'poderia ser preenchida várias vezes pela mesma pessoa', uma crítica que também havia feito às pesquisas anteriores do sindicato. Ele ressaltou que suas próprias pesquisas obtêm cerca de 3.000 respostas.

Em uma dessas pesquisas do BCE, realizada em 2022, 83% dos quase 3.000 entrevistados disseram ter orgulho de trabalhar para o BCE e 72% o recomendariam.

A IPSO disse que 'não detectou nenhuma atividade suspeita' em sua pesquisa e que pelo menos 91,5% das respostas foram feitas de dentro do BCE com base em seu endereço de protocolo de Internet (IP). A IPSO estava confiante de que os resultados transmitiam uma imagem justa das opiniões dos funcionários.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia PROMOÇÃO "OUÇA E CONCORRA" 2ª EDIÇÃO

PROMOÇÃO "OUÇA E CONCORRA" 2ª EDIÇÃO

A Rádio Antena 1 está trazendo de volta sua promoção mais bem-sucedida, que já se consolidou como um marco na história da rádio. A segunda edição da promoção "Ouça e Concorra" vai até o final de 2025 e oferece a chance de ganhar uma Alexa Echo Pop todos os dias. Confira como participar e não perca essa oportunidade!

Como Participar da Promoção "Ouça e Concorra"

Participar da promoção "Ouça e Concorra" é simples e rápido. A promoção será válida de 17 de março a 19 de dezembro de 2025, e qualquer pessoa com mais de 18 anos pode participar, de todo o Brasil, desde que esteja domiciliada exclusivamente no Território Nacional. O processo para participar inclui a criação de um login e senha, permitindo que você acesse o www.oucaeconcorra.com.br e dê play facilmente, sem precisar preencher novamente seus dados pessoais.

Quanto mais dias você acessar o www.oucaeconcorra.com.br mais chances você tem de ganhar. Lembrando que cada ouvinte poderá ganhar uma única vez durante a promoção. Não perca tempo, aproveite a chance de curtir a melhor programação musical do Brasil enquanto concorre a uma Alexa Echo Pop.

Datas Importantes e Detalhes da Promoção

A promoção ficará ativa por oito meses, de março a dezembro de 2025, o que te dá bastante tempo para participar. O sorteio será realizado diariamente, e a cada novo play no www.oucaeconcorra.com.br, suas chances de ser o próximo vencedor aumentam. Não perca tempo e participe já!

Como Funciona a Entrega do Prêmio

Se você for o sortudo vencedor, o prêmio (uma Alexa Echo Pop) será enviado diretamente para a sua residência. Para os moradores de São Paulo, existe a opção de retirar o prêmio pessoalmente na sede da Antena 1, localizada na Av. Lineu de Paula Machado, 900, Jardim Everest - São Paulo - SP.

O ouvinte premiado será comunicado por mensagem via WhatsApp ou por telefone, no prazo de até 30 dias úteis após a contemplação. Fique atento, pois a comunicação será feita diretamente com o vencedor.

Suporte ao Participante: Estamos Aqui Para Ajudar!

Se você tiver dúvidas ou precisar de ajuda durante a participação, entre em contato com a equipe da Antena 1 pelo WhatsApp (11) 97076-4000. O suporte está disponível de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. Fique tranquilo, pois garantimos a segurança e privacidade dos seus dados, de acordo com as normas de proteção de dados em vigor.

Não Perca a Chance: Participe Agora!

Acesse www.oucaeconcorra.com.br e confira todas as informações sobre a promoção, incluindo o regulamento completo. Participe da segunda edição da promoção e aumente todos os dias as suas chances de ganhar a Alexa Echo Pop! Não deixe passar essa chance de tornar sua experiência com a Rádio Antena 1 ainda mais especial.

4 D
  1. Home
  2. noticias
  3. sindicato do bce diz que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.