Só falta a gente reduzir a taxa de juros, diz Lula minutos antes do Copom
Publicada em
Atualizada em
Por Maria Carolina Marcello
(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, enquanto discorria sobre conquistas de sua gestão, que o país ainda precisa baixar a taxa de juros.
A declaração de Lula, um crítico recorrente do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e de sua política monetária, ocorreu minutos antes do anúncio de decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC sobre a taxa básica de juros, a Selic.
'... a inflação está controlada, só falta a gente reduzir a taxa de juros, que não depende só do governo, mas que a gente vai conseguir também', disse Lula durante evento sobre obras de ampliação e aeroportos em Mato Grosso.
Pouco depois, o Banco Central anunciou que o Copom havia decidido manter a Selic em 10,50% ao ano. De acordo com o BC, a atual conjuntura, com tendência de desinflação mais lenta, ampliação da desancoragem das expectativas para os preços e cenário global desafiador, demanda serenidade na condução da política monetária.
Entre o fim de junho e o início de julho, críticas de Lula às decisões do BC e a Campos Neto foram mal recebidas no mercado, fazendo o dólar chegar a ser cotado próximo de 5,70 reais.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello, em Brasília)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO