Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Socialistas vencem eleição em Portugal, mas sem maioria absoluta

Placeholder - loading - António Costa comemora vitória na eleição de Portugal 07/10/2019 REUTERS/Rafael Marchante
António Costa comemora vitória na eleição de Portugal 07/10/2019 REUTERS/Rafael Marchante
Ver comentários

Publicada em  

Por Sergio Goncalves e Catarina Demony

LISBOA (Reuters) - O governista Partido Socialista venceu a eleição parlamentar de domingo em Portugal, mas ficou aquém de uma maioria absoluta, o que significa que o primeiro-ministro António Costa terá que negociar um novo acordo com um ou os dois partidos de extrema-esquerda.

Algumas semanas atrás, pesquisas de opinião mostravam que Costa, cuja aprovação foi favorecida por uma economia robusta, tinha possibilidade de conseguir uma maioria plena. No fim, os socialistas saíram mais forte do que na eleição de 2015, mais ainda necessitado de aliados.

'Ficou claro nesta eleição que o PS está reforçado e que os partidos aliados consolidaram suas posições', disse Costa, com um sorriso amplo, aos apoiadores que bradavam 'Vitória! Vitória!'

'Como não temos maioria sozinhos, temos que encontrar soluções que garantam estabilidade pelos próximos quatro anos', acrescentou.

Costa disse que os eleitores aprovaram o acordo de 2015, graças ao qual o Bloco de Esquerda e os comunistas surpreenderam apoiando seus socialistas para afastar a direita, e querem que ele continue, acrescentando que também pretende negociar com o partido novato Pessoas-Animais-Natureza (PAN).

Após a contagem da maioria dos votos, os socialistas lideravam com 106 cadeiras. Isso os coloca em primeiro lugar, mas como só quatro assentos ainda não foram decididos eles não conseguirão a maioria plena de 116 das 230 vagas da assembleia.

Os socialistas aumentaram substancialmente sua representação em relação aos 86 parlamentares de 2015.

O governo de Costa foi elogiado por Bruxelas e em casa por combinar disciplina fiscal com medidas para incentivar o crescimento após a recessão e a austeridade adotada na crise financeira portuguesa de 2010-14

Ele disse aos seus apoiadores que continuará a reduzir o déficit orçamentário e a dívida, mas isso pode ser complicado pelas exigências de seus aliados em potencial.

'Estas negociações podem ser mais complexas do que quatro anos atrás, quando o pacto da esquerda foi cimentado por seu objetivo em comum de desbancar a direita', disse o cientista político Antonio Costa Pinto.

'Agora a esquerda como um todo está reforçada... obviamente eles testarão os limites orçamentários e as projeções econômicas para os próximos anos', opinou ele, que acredita que as negociações levarão algumas semanas, agora com mais participantes.

Líderes do Bloco de Esquerda e dos comunistas disseram que não têm objeções à manutenção de Costa como premiê e que estão abertos para negociar se os socialistas se comprometerem a melhorar a vida dos trabalhadores.

(Por Andrei Khalip, Victoria Waldersee, Sergio Gonçalves e Catarina Demony)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. socialistas vencem eleicao em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.