Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Soldados israelenses enfrentam Hamas em Gaza, com hospitais na linha de fogo

Placeholder - loading - Soldados israelenses no norte de Gaza  8/11/2023    REUTERS/Ronen Zvulun
Soldados israelenses no norte de Gaza 8/11/2023 REUTERS/Ronen Zvulun

Publicada em  

Por Nidal al-Mughrabi e Maytaal Angel

GAZA/JERUSALÉM (Reuters) - As forças israelenses lutavam contra militantes do Hamas em meio a prédios destruídos por bombas no norte da Faixa de Gaza nesta quinta-feira, e ambos os lados alegaram ter infligido pesadas perdas aos inimigos, à medida que a batalha pelo território palestino se intensifica.

Moradores de Gaza disseram que as tropas israelenses se aproximavam do hospital Al Shifa, a maior unidade de saúde de Gaza, onde Israel acredita que o Hamas tem um centro de comando. Milhares de palestinos refugiaram-se ali devido aos implacáveis bombardeamentos de Israel.

O chefe de direitos humanos das Nações Unidas pediu um cessar-fogo e disse que os dois lados cometeram crimes de guerra no mês de luta pelo enclave.

Em Paris, autoridades de cerca de 80 países e organizações estavam se reunindo para coordenar a ajuda humanitária a Gaza e encontrar maneiras de ajudar os civis feridos a escapar do cerco.

Moradores da Cidade de Gaza - um reduto militante no norte do território governado pelo Hamas - disseram que tanques israelenses estavam estacionados ao redor da cidade.

Israel desencadeou seu ataque a Gaza em resposta a um ataque transfronteiriço do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro, no qual homens armados mataram 1.400 pessoas, a maioria civis, e fizeram cerca de 240 reféns, de acordo com os registros israelenses. Foi o pior dia de violência nos 75 anos de história de Israel.

Autoridades palestinas disseram que 10.569 residentes de Gaza foram mortos até quarta-feira, cerca de 40% deles crianças, enquanto uma crise humanitária tomou conta do enclave, com suprimentos básicos se esgotando e prédios demolidos por bombardeios israelenses.

Israel, que prometeu exterminar o Hamas, diz que 33 de seus soldados foram mortos em sua operação terrestre.

Os militares israelenses disseram que suas tropas avançaram para o coração da Cidade de Gaza. O Hamas afirmou que seus combatentes infligiram grandes perdas em intensas batalhas nas ruas.

As tropas israelenses assumiram um reduto militar do Hamas chamado Compound 17 em Jabalya, no norte de Gaza, após 10 horas de combate com militantes do Hamas e da Jihad Islâmica, acima e abaixo do solo, disseram os militares israelenses na quarta-feira.

Soldados israelenses mataram dezenas de militantes, apreenderam várias armas e expuseram túneis, segundo as Forças Armadas de Israel.

Os soldados israelenses também descobriram um local de fabricação e armazenamento de armas do Hamas em um prédio residencial no bairro de Sheikh Radwan, no norte de Gaza, acrescentaram.

Imagens militares israelenses mostraram soldados caminhando por entre escombros em um prédio onde uma das paredes havia sido destruída por explosões.

Em seu interior, eles encontraram equipamentos de fabricação de armas e manuais de instrução. Eles também descobriram um poço de túnel repleto de um sistema de resfriamento e, nas proximidades, um quarto de menina com paredes cor-de-rosa, guarda-roupas cor-de-rosa e três camas pequenas.

O braço armado do Hamas disse ter matado um número maior de soldados israelenses do que o anunciado pelos militares e destruído dezenas de tanques, escavadeiras e outros veículos. Divulgou imagens de caças disparando foguetes antitanque e acertando veículos diretamente.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. soldados israelenses …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.