Sony aposta no negócio de produção virtual usando sua força em hardware
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Por Sam Nussey e Miho Uranaka
TÓQUIO (Reuters) - A Sony está aumentando seu foco no negócio de produção virtual, no qual está observando um crescimento que bate o mercado, disse um executivo da empresa, aproveitando a força da tecnologia do conglomerado de entretenimento japonês.
O negócio, que oferece instalações de produção virtual para cineastas e emissoras, envolve o uso de uma parede de painéis de diodo emissor de luz (LED) que exibem imagens -- uma paisagem de ficção científica ou uma paisagem urbana do centro da cidade -- que são integradas à cena à medida que ela é filmada.
Uma alternativa às telas verdes, em que os efeitos digitais são adicionados em um estágio posterior, as vantagens do sistema incluem reflexos mais realistas criados pela luz dos painéis e maior imersão para os atores no set.
A Sony vê sua vantagem na força da empresa em termos de hardware -- o conglomerado fabrica tudo, desde sensores de imagem para câmeras até paredes de vídeo de LED de grandes dimensões -- e na experiência em produção de filmes.
'É porque temos o hardware que podemos recriar no mundo virtual', disse Yasuharu Nomura, chefe de produção virtual da Sony, em uma entrevista.
Nas últimas décadas, a Sony se desfez de linhas de produtos eletrônicos em dificuldades para se concentrar em jogos, filmes e música, mas ainda fabrica hardwares, como câmeras de cinema. A empresa é uma investidora da Epic Games, cujo Unreal Engine é usado para gerar ambientes digitais.
A Sony diz que seu negócio de produção virtual está crescendo cerca de 35% ao ano, mais rápido do que o mercado em geral, com uma proporção cada vez maior de vendas prevista para vir de serviços.
A empresa está lançando melhores painéis, câmeras e opções de serviços, além de oferecer 'captura volumétrica', em que as performances são filmadas de vários ângulos para visualização em realidade virtual.
A tecnologia de produção virtual ganhou atenção após seu uso na série de ficção científica 'The Mandalorian', da Walt Disney, que utilizou a empresa de efeitos visuais Industrial Light & Magic.
'O mercado ainda está engatinhando, portanto, há oportunidade de expansão para a Sony', disse Kota Ezawa, analista do Citigroup.
Escrito por Reuters
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