Sony corta meta de vendas do PS5
Publicada em
Por Sam Nussey
TÓQUIO (Reuters) - A Sony reduziu nesta quarta-feira previsão de vendas para o PlayStation 5 para o ano que se encerra em março de 25 milhões para 21 milhões de unidades, após vendas mais fracas do que o esperado no final do ano passado.
A empresa disse que espera um declínio gradual nas vendas a partir do próximo ano fiscal e que não planeja lançar nenhum título de franquia importante no próximo ano fiscal.
A Sony, que em 2023 disse que estava examinando uma cisão parcial de seus negócios financeiros, disse que planeja listar em bolsa a unidade Sony Financial Group em outubro de 2025 e manter uma participação de pouco menos de 20%.
O lucro operacional da empresa no trimestre de outubro a dezembro subiu 10%, para 463,3 bilhões de ienes (3,08 bilhões de dólares), superando a estimativa média de 428 bilhões de ienes de 11 analistas consultados pela LSEG. O resultado foi apoiado em forte desempenho dos negócios financeiros, de filmes e música que compensaram a fraqueza da divisão de videogames.
A Sony vendeu 8,2 milhões de unidades do PlayStation 5 no terceiro trimestre, que abrange o período de compras de fim de ano, em comparação com 7,1 milhões no ano anterior.
O lucro operacional do negócio de games caiu cerca de 25%, atingido por perdas maiores em hardware devido a promoções e vendas menores de títulos originais.
'A Sony se esforçou muito com promoções, pacotes e descontos, mas a meta de vendas era ambiciosa demais desde o início', disse Serkan Toto, fundador da consultoria Kantan Games.
'No final, eles provavelmente ficarão mais perto de 22 milhões a 23 milhões de unidades', acrescentou Toto.
Os usuários ativos mensais na rede PlayStation, uma medida de engajamento com a plataforma, atingiram 123 milhões no final do trimestre, contra 107 milhões três meses antes.
A Sony informou que vendeu 10 milhões de cópias de 'Marvel's Spider-Man 2', lançado em 20 de outubro, e que a empresa também lançará uma versão mais estreita do console a partir de novembro para impulsionar as vendas.
Na semana passada, a Nintendo elevou sua previsão de vendas para o ano inteiro do console Switch para 15,5 milhões de unidades, de 15 milhões anteriormente.
A Microsoft deve compartilhar atualizações sobre seus negócios com videogames na quinta-feira, em meio a especulações de que a empresa levará seus títulos para outras plataformas.
'Se os grandes títulos de terceiros crescerem, isso será um fator positivo e esperamos utilizar esse impulso', disse o presidente da Sony, Hiroki Totoki, a jornalistas.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO