SP ocupa 78º lugar em ranking mundial de transporte sustentável
Só 24% da população mora a até 500 metros de uma linha de trem ou ônibus
Publicada em
Praga, capital da República Checa, possui o sistema de transporte mais acessível e sustentável do mundo. É o que indica um novo estudo conduzido pelo Instituto de Política de Transporte e Desenvolvimento, com sede em Nova York.
De acordo com o levantamento, 89% da população da cidade reside a 500 metros de uma linha de trem ou ônibus que funciona com intervalos de até 10 minutos no horário de pico.
O primeiro Atlas Anual de Transporte Urbano Sustentável analisa nove métricas de mobilidade sustentável em mais de mil áreas metropolitanas em todo o planeta. O foco principal é o acesso ao transporte público, não o tamanho da rede.
Com um percentual de 86%, Breslávia, na Polônia, ocupa o segundo lugar, seguida de Tel Aviv, centro financeiro de Israel, que tem o mesmo número. Bogotá, capital da Colômbia, é a quarta colocada, com 85%.
O Brasil aparece mal nos indicadores. Em 78º lugar, São Paulo, a maior cidade do país, tem 24% da população vivendo a até 500 metros de uma opção de transporte eficiente. Na posição 125, o Rio de Janeiro tem apenas 3%.
Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO