SP registra alta de 20% nos casos de ACV no 1º semestre
Inverno pode agravar doenças vasculares
Publicada em
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo registrou 219,4 mil casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no primeiro semestre, um aumento de 20,2% na comparação com o mesmo período do ano passado.
O inverno pode agravar as doenças vasculares, aquelas que afetam os vasos sanguíneos, como o infarto agudo do miocárdio, chamado de ataque cardíaco. As baixas temperaturas causam a vasoconstrição ou o estreitamento dos vasos, o que diminui a passagem do sangue.
Os pacientes com doença arterial obstrutiva periférica, por exemplo, causada pelo acúmulo de gordura nas artérias, podem desenvolver dores nas extremidades. A condição pode evoluir com o aparecimento de manchas ou lesões nas pontas dos dedos ou no dorso do pé e até gangrena e necrose.
Cuidados
A recomendação para pacientes com doenças vasculares é se proteger da exposição ao frio, parar de fumar e proteger as extremidades do corpo.
Em casos de frio extremo ou exposição contínua, com a mudança da cor da pele para tons de roxo ou azul, perda de sensibilidade ou formigamento de pés e mãos, a orientação é procurar atendimento médico.
Escrito por Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO