Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

SpaceX envia tripulação para estação espacial

Placeholder - loading - SpaceX envia tripulação para estação espacial international, Centro Espacial Kennedy da NASA em Cabo Canaveral, Flórida, EUA 02/03/2023 REUTERS/Joe Skipper
SpaceX envia tripulação para estação espacial international, Centro Espacial Kennedy da NASA em Cabo Canaveral, Flórida, EUA 02/03/2023 REUTERS/Joe Skipper
Ver comentários

Publicada em  

Por Joe Skipper e Steve Gorman

CABO CANAVERAL, Flórida (Reuters) - A SpaceX enviou uma tripulação de quatro homens para orbitar a caminho da Estação Espacial Internacional (ISS) no início da quinta-feira, com um cosmonauta russo e um astronauta dos Emirados Árabes Unidos se juntando a dois tripulantes da NASA para o voo.

O veículo de lançamento da SpaceX, que consiste em um foguete Falcon 9 com uma cápsula Crew Dragon operada de forma autônoma chamada Endeavour, decolou às 2h34 (horário de Brasília) do Centro Espacial Kennedy da NASA em Cabo Canaveral, Flórida.

O voo aconteceu 72 horas depois que uma tentativa inicial de lançamento foi paralisada nos minutos finais da contagem regressiva na manhã de segunda-feira devido a um bloqueio no fluxo do fluido de ignição do motor. A NASA disse que o problema foi corrigido ao substituir um filtro entupido e limpar o sistema.

Cerca de nove minutos após o lançamento desta quinta-feira, o estágio superior do foguete colocou o Crew Dragon em órbita preliminar, enquanto atravessava o espaço a mais de 20 vezes a velocidade do som.

Momentos depois que a cápsula atingiu a órbita, um gerente de controle de missão da SpaceX foi ouvido pelo rádio brincando com a tripulação: 'Se você gostou do seu passeio, por favor, não se esqueça de nos dar cinco estrelas'.

O comandante da tripulação, o astronauta da NASA Stephen Bowen, respondeu pelo rádio: 'Gostaríamos de agradecer pela grande viagem para a órbita hoje'.

A equipe espera que a viagem à Estação Espacial Internacional (ISS), um laboratório orbitando cerca de 420 quilômetros acima da Terra, levasse quase 25 horas, com encontro planejado para ao redor de 3h15 (horário de Brasília) na sexta-feira.

A missão científica de seis meses da tripulação abrangerá cerca de 200 experimentos e demonstrações de tecnologia, desde pesquisas sobre o crescimento de células humanas no espaço até o controle de materiais combustíveis em microgravidade.

A ISS, do tamanho de um campo de futebol, tem sido operada continuamente por mais de duas décadas por um consórcio liderado pelos Estados Unidos e pela Rússia que inclui Canadá, Japão e 11 países europeus.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. spacex envia tripulacao para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.