SpaceX lança foguete Starship gigante ao espaço em quarto voo de teste
Publicada em
Por Joey Roulette
(Reuters) - O gigantesco foguete Starship, da SpaceX, foi lançado ao espaço do sul do Texas nesta quinta-feira para seu quarto voo de teste, com um objetivo principal complicado: sobreviver a uma reentrada extremamente quente na atmosfera da Terra, a fase violenta em que se desfez na última tentativa.
A espaçonave de dois estágios, que consiste na nave Starship montada sobre seu imponente foguete de propulsão Super Heavy, decolou do local de lançamento Starbase da empresa, próximo a Boca Chica Village, no sul do Texas, enviando poderosas ondas de choque que se propagaram pela densa neblina da Costa do Golfo.
O primeiro estágio do sistema de foguetes, o Super Heavy, separou-se do estágio superior Starship três minutos após o início do voo, a dezenas de km acima do solo, enviando o Starship em direção ao espaço.
Super Heavy voltou e parece ter conseguido um pouso suave no Golfo do México. Enquanto isso, o Starship acionou seus próprios motores para iniciar sua jornada ao redor do globo em direção ao Oceano Índico, uma viagem de aproximadamente 90 minutos.
Lá, ele tentará retornar à Terra e sobreviver ao calor intenso da reentrada atmosférica - o ponto crucial no qual ele falhou em março.
A missão de quinta-feira é o mais recente teste na campanha de desenvolvimento de foguetes da empresa de Elon Musk.
Projetado para ser mais barato e mais potente do que o foguete Falcon 9, carro-chefe da SpaceX, o Starship - com quase 122 metros de altura - representa o futuro do negócio dominante de lançamento de satélites e astronautas da empresa. Ele deverá ser usado pela Nasa nos próximos anos para pousar os primeiros astronautas na Lua desde 1972.
(Reportagem de Joey Roulette em Washington)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO