SPFW: 53ª edição começa hoje em novo endereço e formato híbrido
Além de desfiles no Senac Lapa Faustolo e no Komplexo Tempo, na Mooca, a Fashion Week traz três marcas estreantes
Publicada em
Em formato híbrido, a 53ª São Paulo Fashion Week começa nesta terça-feira (31) e se estende até sábado (4) - com 22 etiquetas participando presencialmente e 19 digitalmente através de transmissões online pelos canais oficiais. Este ano, pela primeira vez, os desfiles com público terão dois endereços fixos: o Senac Lapa Faustolo, na zona oeste, e o Komplexo Tempo, na Mooca, região leste.
Look da marca Denzedeiro
Além disso, entre as 41 apresentações, a SPFW traz três marcas estreantes - e nacionais: Dendezeiro, Martha Medeiros e Thear. Deles, apenas a estilista Martha Medeiros terá presença in loco.
Dendezeiro
Criada por Hisan Silva e Pedro Batalha em 2019, a Dendezeiro é uma etiqueta baiana que cria moda agênero, visando a diversidade de corpos. Estreando digitalmente na 53ª SPFW, poderemos ver o trabalho dos estilistas às 18h do dia 1º de junho.
"Escolhemos abordar um tema que representa a nossa identidade e cultura enquanto baianos, que a Dendezeiro também traz muito no seu DNA. Nessa temporada, vamos trabalhar o tema inspirado no tabuleiro de acarajé", afirma Batalha.
A coleção “Tabuleiro” é inspirada na comida típica da Bahia e é composta por cores e texturas que remetem ao prato.
Martha Medeiros
A alagoana Martha Medeiros apresentará sua marca ao público de forma presencial na quarta-feira, 1º de julho, às 15h30, no Senac Lapa Faustolo. Através de looks que fizeram parte de sua trajetória e criações da próxima coleção, a estilista pretende contar a história por trás das peças.
"Vou mostrar desde um top super curto até peças icônicas como o kimono de renda que a rainha Sílvia [da Suécia] comprou e peças artesanais que misturam tipos de rendas raríssimas, que não existem mais", revela Medeiros.
A artista já vestiu celebridades como Isis Valverde, Luiza Trajano, Sofia Vergara e Beyoncé.
Focando em rendas artesanais, Medeiros preza pela tradição nordestina e encara a oportunidade de apresentar na SPFW como uma chance de mostrar trajetória na indústria da moda. "Fizemos a história e agora vamos contá-la na passarela. Acho que tudo tem o seu tempo e eu queria amadurecer e me polir mais e fazer exatamente o que vou fazer. Quando fazemos sessenta anos, vemos que temos mais tempo para trás do que para a frente e não abrimos mão de absolutamente nada", reforça.
Thear Vestuário
O designer de moda Theo Alexandre criou a Thear Vestuário em 2018 e vai estreá-la na SPFW no dia 3 de junho, às 17h. No desfile, a coleção Jardins de Poteiro - inspirada na obra de Antônio Batista de Souza, ou Antônio Poteiro - será apresentada ao público.
"A coleção contempla toda a trajetória de Poteiro, do barro às esculturas. Ter como inspiração um artista tão importante tem um peso. E a gente precisa trazer isso para que as novas gerações se conectem com o passado da arte até chegar ao contemporâneo", revela Theo.
Preocupada com o planeta, a Thear apresenta peças com o mínimo de materiais sintéticos, utilizando tecidos de fibras naturais e botões de materiais orgânicos. Além disso, os looks têm tons terrosos e cores vibrantes, todas pensadas para referenciar a obra de Porteiro, e misturam elementos artesanais e sofisticados.
Confira a programação completa do SPFW N53:
31/5 (terça-feira)
20h – À La Garçonne*
1º/6 (quarta -feira)
15h30 – Martha Medeiros*
16h30 – Fauve
17h – Ponto Firme*
18h – Dendezeiro
18h30 – TA Studios
20h – Rocio Canvas*
21h30 – Bold Strap*
2/6 (quinta-feira)
13h – Anacê*
14h – Renata Buzzo
16h – Sankofa: Meninos Rei*
17h30 – Sankofa: Naya Violeta*
18h – Freiheit
18h30 – Modem
19h – Mnisis
20h – Igor Dadona*
20h30 – Apartamento 03
21h30 – Misci*
3/6 (sexta-feira)
14h – Victor Da Justa
14h30 Sankofa: Silvério*
15h30 Aluf
16h – Martins*
17h – Thear
17h30 – João Pimenta*
18h – Wilson Ranieri
18h30 – Gloria Coelho
20h00 – Lino Villaventura*
21h00 – Handred
21h30 – Walério Araújo*
Dia 4/6 (sábado)
13h – Neriage*
14h – Soul Básico
14h30 – Weider Silveiro*
15h – Ronaldo Silvestre
15h30 – Sankofa: Az Marias*
16h – Corcel
17h – Sankofa: Santa Resistência*
18h30 – Depedro
19h – Led*
19h30 – ÀLG
20h – Ateliê Mão De Mãe*
21h30 – Isaac Silva*
(* Apresentações presenciais)
A SPFW foi criada em 1995 pelo produtor de eventos Paulo Borges e, este ano, acontece sob o tema in-PACTOS, que representa o momento de reinvenção do país e do mundo acerca de temas como sustentabilidade e compromissos ambientais.
"É um momento desafiador, mas também muito rico, em que a diversidade e os novos formatos estão surgindo e sendo testados. É mais do que evidente que precisamos encontrar maneiras criativas de lidar com esses desafios. [...] Temos a obrigação de provocar a inovação, um chamado para que novos pactos possam surgir em torno do compromisso com as mudanças urgentes que precisam acontecer para criarmos um ambiente mais humano e saudável para todos", conta Paulo Borges.
Veja também:
“Sour”: Olivia Rodrigo lança álbum em vinil colorido
Kylie Minogue e Jessie Ware: artistas performam canção “Kiss of Life”
SALA DE BATE PAPO