Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Startup de IA Figure levanta US$70 mi para construir robôs humanóides

Placeholder - loading - 04/05/2023 REUTERS/Dado Ruvic
04/05/2023 REUTERS/Dado Ruvic
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Krystal Hu

(Reuters) - A Figure, uma startup que quer construir robôs humanóides de uso geral, levantou 70 milhões de dólares de investidores liderados pela Parkway Venture Capital em sua primeira rodada externa, informou a empresa nesta quarta-feira.

Os novos recursos serão usados para acelerar o desenvolvimento e a fabricação do primeiro humanóide autônomo da companhia, que deve ser lançado nos próximos meses. A avaliação da empresa de um ano não foi divulgada, mas uma fonte próxima à empresa estimou o valor em mais de 400 milhões de dólares.

Brett Adcock, fundador e presidente-executivo da Figure, aportou 20 milhões de dólares pessoalmente na rodada. Outros investidores incluem Aliya Capital e Bold Ventures.

Com sede na Califórnia, a startup desenvolve robôs humanóides de uso geral que podem trabalhar em diferentes ambientes e lidar com uma variedade de tarefas, de armazéns a varejo. Ela está em negociações com varejistas sobre oportunidades de comercialização, disse a companhia.

Adcock, ex-fundador da Archer Aviation, disse que a Figure se diferencia de outras empresas de robótica, como Boston Dynamics e Amazon Robotics, desenvolvendo robôs que podem lidar com tarefas gerais, com o objetivo final de permitir que seus robôs aprendam e interajam com o ambiente.

“Acreditamos que os robôs humanóides de uso geral têm muito mais potencial do que os robôs de propósito único”, disse Adcock, “a implantação na força de trabalho pode ajudar a resolver a escassez de mão de obra e, com o tempo, liderar o caminho para eliminar a necessidade de empregos inseguros e indesejáveis”.

As grandes empresas de tecnologia e startups como a Figure estão correndo para desenvolver o próximo robô humanóide comercialmente viável.

A Tesla, por exemplo, revelou um protótipo de seu robô humanóide Optimus no ano passado. O presidente-executivo Elon Musk prevê que a fabricante de veículos elétricos será capaz de receber pedidos do robô em três a cinco anos e vendê-los por menos de 20 mil dólares.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

LINK

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. startup de ia figure levanta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.