Startup de IA Perplexity adiciona recursos de compras
Publicada em
Atualizada em
(Reuters) - A Perplexity, startup de pesquisa de inteligência artificial, lançou nesta segunda-feira um centro de compras para atrair usuários, em uma tentativa de reforçar sua plataforma ao tentar enfrentar o domínio do Google no espaço dos mecanismos de pesquisa na internet.
A empresa, apoiada pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos, e pela Nvidia, oferecerá aos usuários cartões de produtos mostrando itens relevantes em resposta a perguntas relacionadas a compras. Cada cartão fornece detalhes do produto em um formato visual, informou a empresa.
O novo recurso é funciona por integrações de plataformas, incluindo a da Shopify, que dá acesso a informações recentes e relevantes sobre produtos cadastrados no sistema da companhia de comércio eletrônico canadense.
As plataformas de comércio eletrônico têm se concentrado em empregar mais ferramentas baseadas em IA em um esforço para atrair mais vendedores.
O lançamento focado em compras online da Perplexity inclui o 'Snap to Shop' - uma ferramenta de pesquisa visual que mostra produtos com base nas fotos dos usuários de um item.
Os recursos estão sendo lançados primeiramente nos Estados Unidos e, posteriormente, serão expandidos para outros mercados, cujo cronograma não foi especificado.
A Perplexity também está introduzindo um 'Merchant Program' para permitir que os varejistas compartilhem informações sobre produtos com a empresa.
A startup está levantando novos investimentos que a avaliariam em 9 bilhões de dólares, informou a Reuters no início de novembro.
A Perplexity tem procurado expandir suas ofertas, sendo a OpenAI agora uma concorrente direta, depois que a pioneira em IA generativa adicionou um conjunto de novas funções de pesquisa ao ChatGPT.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO