Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Startup espacial Lonestar quer colocar data center na Lua

Placeholder - loading - Lua cheia vista a partir da ilha de Gran Canária, na Espanha 17/10/2024 REUTERS/Borja Suarez
Lua cheia vista a partir da ilha de Gran Canária, na Espanha 17/10/2024 REUTERS/Borja Suarez
Ver comentários

Publicada em  

Por Akash Sriram

(Reuters) - A startup espacial Lonestar Data Holdings tenta chegar à lua em sua missão para instalar o primeiro data center físico na paisagem lunar.

A empresa usará o foguete Falcon 9, da SpaceX, para lançar um data center totalmente montado no fim do mês que vem, integrando-o ao módulo lunar Athena, da Intuitive Machines, informou a Lonestar nesta terça-feira.

Lançamentos de foguetes mais baratos, energia solar abundante e sistemas de resfriamento econômicos impulsionaram uma corrida entre startups para transformar o espaço em um grande centro de dados, capaz de atender às crescentes necessidades computacionais de tecnologias como a de inteligência artificial (IA).

A empresa está fazendo de tudo para garantir que a missão ocorra sem problemas, disse à Reuters o CEO da Lonestar, Chris Stott.

'Essa ideia de usar o maior satélite da Terra como ponto de ancoragem é longe o suficiente para que possamos ter segurança (nas comunicações)', disse Stott, acrescentando que o foco estava na recuperação em caso de desastres e no armazenamento, e não em atividades dependentes de latência.

A Lonestar tem o estado da Flórida, o governo da Ilha de Man, a empresa de IA Valkyrie e a banda de pop rock Imagine Dragons como clientes para o data center, chamado Freedom, que será alimentado por energia solar e usará unidades de estado sólido resfriadas naturalmente.

Suas operações também terão backup terrestre nas instalações da empresa de data center Flexential em Tampa, na Flórida.

O conceito de data centers baseados no espaço está ganhando força à medida que as necessidades de energia para manter essas operações na Terra crescem rapidamente.

No mês passado, a Lumen Orbit levantou 11 milhões de dólares, com uma avaliação da empresa de 40 milhões de dólares. A Lonestar levantou quase 10 milhões de dólares, com uma avaliação de menos de 30 milhões de dólares, mostram dados do Pitchbook.

No entanto, hospedar data centers no espaço tem seus próprios desafios, incluindo manutenção trabalhosa, escopo limitado para atualizações e altos custos de lançamento de foguetes. Há também o risco de lançamentos de foguetes fracassados.

'Quando você lança um satélite no espaço, ele é binário. Se ele falhar, ele está morto. Não há como recuperá-lo. Não há como consertá-lo', disse Chris Quilty, co-CEO da empresa de pesquisa industrial Quilty Space.

(Reportagem de Akash Sriram em Bengaluru)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

22 H
  1. Home
  2. noticias
  3. startup espacial lonestar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.