Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Sudão corre risco de divisão, alerta grupo político civil

Placeholder - loading - Fumaça sobe de prédios em Cartum em meio a combates na capital do Sudão 22/04/2023 Reuters TV via REUTERS
Fumaça sobe de prédios em Cartum em meio a combates na capital do Sudão 22/04/2023 Reuters TV via REUTERS

Publicada em  

CAIRO (Reuters) - O principal grupo político civil do Sudão alertou nesta sexta-feira que o país poderá se dividir e entrar em uma prolongada guerra civil se facções militares rivais, que vêm lutando há cinco meses, formarem governos concorrentes.

A declaração das Forças para a Liberdade e Mudança (FFC) foi feita depois que o líder do grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF), Mohamed Hamdan Dagalo, conhecido como Hemedti, ameaçou estabelecer uma autoridade governamental em áreas sob o controle de suas forças.

A FFC disse em um comunicado que as ameaças de ambos os lados de formar um governo são 'uma questão extremamente perigosa que resultará na divisão do país' e poderá levar a uma 'guerra civil abrangente'.

Desde a eclosão da guerra entre a RSF e o Exército sudanês, em 15 de abril, o grupo paramilitar tem controlado áreas da capital Cartum, do sudoeste e do centro do Sudão. Outra facção que entrou em conflito recentemente com o Exército, o SPLM-N de Abdelaziz al-Hilu, controla grande parte do estado de Kordofan do Sul.

O Exército continua no controle de outras partes do país, incluindo a cidade de Porto Sudão, no Mar Vermelho, para onde foram transferidos alguns funcionários do governo e agências internacionais.

O Exército, a RSF e a FFC compartilharam o poder depois que o líder autocrata de longa data Omar al-Bashir foi derrubado durante uma revolta popular em 2019. O Exército e a RSF realizaram um golpe em 2021, antes de se desentenderem sobre uma transição planejada para eleições sob uma autoridade civil.

De acordo com a Organização Internacional para Migração (OIM), mais de 4,1 milhões de pessoas foram deslocadas internamente desde abril, enquanto mais de 1,1 milhão fugiram para países vizinhos.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. sudao corre risco de divisao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.