Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Suécia acusa homem de espionar o país e os EUA em nome da Rússia

Placeholder - loading - Bandeira russa em cerimônia na Crimeia 25/2/2023 REUTERS/Alexey Pavlishak
Bandeira russa em cerimônia na Crimeia 25/2/2023 REUTERS/Alexey Pavlishak

Publicada em  

Por Anna Ringstrom

ESTOCOLMO (Reuters) - A Suécia acusou um homem nesta segunda-feira de espionar o país e os Estados Unidos em nome da Rússia e de transferir ilegalmente tecnologia avançada para as forças armadas russas durante um período de nove anos.

Os promotores indiciaram Sergej Skvortsov, cidadão da Suécia e da Rússia, por atividade de inteligência grosseiramente ilegal contra os dois países entre 2013 e 2022, mostrou o processo.

A advogada do homem de 60 anos disse que ele nega qualquer irregularidade. 'Ele reitera que nega todas as acusações', disse a advogada Ulrika Borg à Reuters.

Os promotores disseram que o suspeito reuniu informações em nome da Rússia que poderiam ser prejudiciais à segurança dos Estados Unidos e da Suécia e forneceu à Rússia tecnologia que o país não poderia adquirir no mercado aberto devido a regulações e sanções comerciais.

'Skvortsov e sua empresa têm sido uma plataforma para o serviço de inteligência militar GRU e parte do Estado russo para aquisição ilícita de tecnologia do Ocidente', diz a acusação.

O serviço de segurança afirmou num comunicado que os supostos crimes podem representar graves ameaças à segurança da Suécia e de outros Estados.

'O objetivo do negócio do suspeito tem sido fornecer à Rússia tecnologia sensível e sob demanda que possa ser usada militarmente, onde o objetivo da aquisição tem sido aumentar as capacidades militares do Estado russo', afirmou.

A polícia prendeu Skvortsov em novembro do ano passado, nos arredores de Estocolmo, juntamente com um segundo indivíduo que foi libertado pouco depois.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. suecia acusa homem de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.