Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Suécia investiga suspeita de sabotagem a cabo de telecomunicações no Mar Báltico

Placeholder - loading - Premiê sueco Ulf Kristersson em Estocolmo 14/5/2024   TT News Agency/Samuel Steen via REUTERS
Premiê sueco Ulf Kristersson em Estocolmo 14/5/2024 TT News Agency/Samuel Steen via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

ESTOCOLMO (Reuters) - A polícia sueca investiga um caso suspeito de sabotagem a um cabo de telecomunicações submarino no Mar Báltico, e a guarda costeira do país enviou uma embarcação para uma área onde vários equipamentos foram danificados nos últimos meses.

A Otan aumentou sua presença na região do Mar Báltico após uma série de falhas em cabos de energia, telecomunicações e gasodutos desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 2022. A maioria foi causada por âncoras de embarcações civis.

A operadora de telecomunicações finlandesa Cinia disse nesta sexta-feira que detectou pequenos danos em sua rede de fibra óptica submarina C-Lion1 que conecta a Finlândia e a Alemanha, mas não houve impacto na funcionalidade do cabo.

A polícia sueca afirmou que está investigando o episódio porque o caso ocorreu na zona econômica da Suécia, disse o porta-voz da polícia Mathias Rutegard.

'A investigação preliminar está relacionada à suspeita de sabotagem', afirmou Rutegard.

Em uma declaração separada, a polícia disse que nenhum suspeito foi identificado e que a investigação procura esclarecer 'se é um dano novo ou antigo'.

Alguns incidentes no Mar Báltico foram considerados acidentais, incluindo o corte, no mês passado, de um cabo de telecomunicações diferente em águas suecas. Outros casos ainda são investigados pela polícia. Até o momento, nenhum processo foi instaurado.

Em resposta à recente onda de interrupções, a Comissão Europeia disse, nesta sexta-feira, que vai propor o aumento da vigilância de cabos submarinos e a criação de uma frota de embarcações para realizar reparos em casos de emergência.

Embora o plano contemple toda a Europa, a iniciativa deve incluir um núcleo no Mar Báltico para detectar potenciais incidentes na região antes que eles ocorram, disse a vice-presidente da Comissão Europeia, Henna Virkkunen, em uma coletiva de imprensa em Helsinque, na Finlândia.

O incidente de sexta-feira marca a terceira vez nos últimos meses que o cabo C-Lion1 da Cinia foi danificado, depois de ter sido completamente rompido em novembro e dezembro do ano passado.

A guarda costeira sueca disse que enviou um navio para ajudar a investigar o incidente na ilha de Gotland.

O primeiro-ministro Ulf Kristersson afirmou que o governo está sendo informado e que danos a qualquer infraestrutura submarina são particularmente preocupantes em meio à atual situação de segurança.

(Reportagem de Johan Ahlander e Simon Johnson em Estocolmo, Essi Lehto em Helsinque e Louise Breusch Rasmussen em Copenhague)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

16 H
  1. Home
  2. noticias
  3. suecia investiga suspeita de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.