Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Suécia retira temporariamente equipe de embaixada no Iraque após invasão

Placeholder - loading - Muçulmanos libaneses participam de manifestação, nos subúrbios ao sul de Beirute, convocada pelo Hezbollah para condenar o que seu líder chamou de profanação do Alcorão na Suécia por manifestantes ant
Muçulmanos libaneses participam de manifestação, nos subúrbios ao sul de Beirute, convocada pelo Hezbollah para condenar o que seu líder chamou de profanação do Alcorão na Suécia por manifestantes ant
Ver comentários

Publicada em  

ESTOCOLMO (Reuters) - Funcionários destacados da embaixada sueca em Bagdá foram temporariamente retirados por razões de segurança após o local ser atacado por iraquianos na véspera, informou a Suécia nesta sexta-feira.

A medida ocorre em meio à persistente irritação de Estados muçulmanos em relação a uma planejada queima do Alcorão na capital da Suécia.

O Iraque retirou seu encarregado de negócios em Estocolmo e expulsou a embaixadora sueca no país na quinta-feira, em protesto contra um planejado ataque ao Alcorão que levou centenas de manifestantes a vandalizar a embaixada do país europeu na capital iraquiana.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Suécia disse que os funcionários e as operações foram transferidos para Estocolmo, mas não fez mais comentários.

Na quinta-feira, em um evento programado em Estocolmo, dois manifestantes chutaram e destruíram parcialmente um livro que diziam ser o Alcorão, mas não o incendiaram.

Caso a queima tivesse ocorrido, teria sido a segunda na Suécia em semanas. Os muçulmanos acreditam que o Alcorão, o texto religioso central do Islã, é uma revelação de Deus.

Em Bagdá, dezenas de pessoas carregaram nesta sexta-feira cópias do Alcorão e retratos do clérigo xiita Moqtada al-Sadr durante uma manifestação.

Sadr, cujos partidários convocaram o protesto durante o qual ocorreu a invasão da embaixada na quinta-feira, disse em entrevista coletiva, também na véspera, que não escalaria os protestos a menos que um evento semelhante acontecesse novamente.

No Líbano, multidões se reuniram do lado de fora das mesquitas, seguindo uma convocação do grupo xiita Hezbollah, apoiado pelo Irã, para protestos após as orações desta sexta-feira, conforme imagens transmitidas pela televisão al-Manar, do Hezbollah.

O ministro das Relações Exteriores da Suécia, Tobias Billstrom, disse na quinta-feira que a invasão da embaixada era 'completamente inaceitável'. Mais tarde, ele acrescentou que o governo rejeita veementemente as profanações do Alcorão ou de qualquer outra escritura sagrada.

Nos últimos anos, a Suécia foi palco de várias queimas do Alcorão, principalmente por ativistas de extrema-direita e antimuçulmanos.

(Reportagem de Louise Breusch Rasmussen em Copenhage, Johan Ahlander em Estocolmo, Laila Bassam em Beirute e Haider Kadhim em Bagdá)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

14 H
  1. Home
  2. noticias
  3. suecia retira temporariamente …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.