Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Sul-coreanos lamentam destruição de templo histórico por incêndio florestal

Placeholder - loading - Autoridades envolvem uma estátua de Buda com um cobertor retardante de fogo no templo de Gounsa em Uiseong, Coreia do Sul 25/03/2025 REUTERS/Minwoo Park
Autoridades envolvem uma estátua de Buda com um cobertor retardante de fogo no templo de Gounsa em Uiseong, Coreia do Sul 25/03/2025 REUTERS/Minwoo Park
Ver comentários

Publicada em  

Por Nicoco Chan e Hongji Kim

ANDONG, Coreia do Sul (Reuters) - As ruínas negras e carbonizadas do templo de Gounsa, na Coreia do Sul, contrastaram fortemente nesta quinta-feira com o caleidoscópio de cores que é marca registrada dos palácios históricos e templos budistas do país.

Muitos dos edifícios do complexo do templo, construído por monges no ano de 681, foram totalmente queimados nesta semana, quando o maior incêndio florestal da Coreia do Sul varreu florestas e cidades, matando pelo menos 26 pessoas e destruindo ou danificando sítios culturais de valor inestimável.

'Havia um vento mais forte do que um tufão, e as chamas se espalharam pelo ar como um tornado, queimando toda a área em um instante', disse o chefe do templo de Gounsa, Deungwoon, à Reuters.

'Os edifícios e os restos do que os monges budistas foram deixando ao longo de 1.300 anos desapareceram.'

Um enorme e ornamentado sino de bronze permanecia nas ruínas de sua torre, rachado de cima a baixo. Dois dos três tesouros nacionais do local foram queimados, enquanto algumas outras estruturas escaparam do incêndio.

Gounsa era um dos pelo menos 18 locais ou objetos considerados patrimônios, incluindo dois tesouros nacionais, que haviam sido destruídos ou danificados até esta quinta-feira, de acordo com o Serviço de Patrimônio da Coreia.

'Cerca de 750 pessoas foram destacadas para locais de patrimônio nacional na quarta-feira, e verificações preliminares e medidas de emergência estão sendo tomadas', disse o serviço em um comunicado.

Pelo menos 1.566 relíquias foram retiradas dos principais templos, incluindo Gounsa, e antigas casas de família na área.

Na pitoresca Vila Folclórica de Hahoe, um Patrimônio Mundial da Unesco, autoridades usaram retardantes e outras medidas em uma tentativa desesperada de salvar os edifícios com telhado de palha, localizados em uma curva do Rio Nakdong.

Embora os residentes tenham sido instados a se retirar, até esta quinta-feira a aldeia havia sobrevivido.

Ao longo da tumultuada história da Coreia, o fogo representou uma das maiores ameaças às suas estruturas tradicionais de madeira.

Partes do próprio Gounsa já foram incendiadas antes, mais recentemente em 1975, antes de uma grande restauração em 1992. Mas a escala da destruição mais recente deixou os moradores incrédulos.

'A tristeza é indescritível', disse Kim Young-hoo, de 70 anos. 'Como um seguidor que aprecia este lugar, dói meu coração vê-lo destruído de forma tão horrível.

(Reportagem adicional de Joyce Lee, Jisoo Kim e Josh Smith)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

8 H
  1. Home
  2. noticias
  3. sul coreanos lamentam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.