Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Suprema Corte dos EUA bloqueia temporariamente deportações de venezuelanos

Placeholder - loading - Suprema Corte dos EUA, em Washington 08/04/2025 REUTERS/Jonathan Ernst
Suprema Corte dos EUA, em Washington 08/04/2025 REUTERS/Jonathan Ernst
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Andrew Chung e Luc Cohen e Kristina Cooke e Jack Queen

(Reuters) - A Suprema Corte dos Estados Unidos impediu temporariamente no sábado que o governo do presidente Donald Trump deportasse homens venezuelanos sob custódia da imigração, depois que advogados disseram que os homens estavam sob risco iminente de deportação sem a revisão judicial exigida pelos juízes.

'O governo é orientado a não remover qualquer membro da suposta classe de detidos dos Estados Unidos até nova ordem deste Tribunal', disseram os juízes em uma decisão breve e não assinada.

A Casa Branca não respondeu imediatamente neste sábado a um pedido de comentário.

Os juízes conservadores Clarence Thomas e Samuel Alito discordaram publicamente da decisão.

Advogados da American Civil Liberties Union (ACLU) entraram com pedidos urgentes na sexta-feira em vários tribunais, incluindo a Suprema Corte, solicitando ação imediata após relatarem que alguns dos homens já haviam sido colocados em ônibus e foram informados de que seriam deportados.

A ACLU disse que os rápidos acontecimentos significavam que o governo estava pronto para deportar os homens usando uma lei de 1798 que, historicamente, tem sido empregada apenas em tempos de guerra, sem dar a eles uma oportunidade realista de contestar sua deportação -- como a Suprema Corte havia exigido.

'Esses homens corriam o risco iminente de passar a vida em uma prisão estrangeira horrível sem nunca terem tido a chance de ir à Justiça. Estamos aliviados pelo fato de a Suprema Corte não ter permitido que o governo os levasse embora da mesma forma que outros foram levados no mês passado', disse Lee Gelernt, o principal advogado da ACLU no caso, em um comunicado no sábado.

O caso levanta questões sobre a adesão do governo Trump aos limites estabelecidos pela Suprema Corte. Ele traz o risco de um confronto significativo entre os dois poderes do governo e, potencialmente, uma crise constitucional.

Eleito no ano passado com a promessa de reprimir os migrantes, Trump invocou a Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798 em uma tentativa de deportar rapidamente os membros acusados do Tren de Aragua, uma gangue criminosa originária das prisões venezuelanas que seu governo classifica como grupo terrorista.

O presidente e seus assessores seniores afirmaram que o poder executivo lhes concede ampla autoridade em questões de imigração, testando o equilíbrio de poder entre os ramos do governo.

(Reportagem de Andrew Chung e Luc Cohen em Nova York e Kristina Cooke em Los Angeles; reportagem adicional de Jack Queen em Nova York; texto de Daniel Trotta)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

9 H
  1. Home
  2. noticias
  3. suprema corte dos eua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.