SVB processa FDIC para recuperar US$1,93 bi apreendidos em resgate bancário
Publicada em
(Reuters) - O falido SVB Financial Group processou o FDIC, a agência dos Estados Unidos garantidora de depósitos, para recuperar os 1,93 bilhão de dólares que o órgão apreendeu durante sua intervenção no Silicon Valley Bank em março, mostrou uma petição apresentada em um tribunal de falências no domingo.
O grupo disse que a impossibilidade de acessar os fundos está afetando sua reorganização, uma vez que o dinheiro deveria gerar mais de 100 milhões de dólares em juros anuais. Sem isso, eles podem ter que buscar um financiamento custoso e incerto chamado 'devedor em posse' para obter recursos.
O FDIC e o banco estão envolvidos em uma disputa sobre o esforço do regulador para recuperar o custo do resgate do SVB.
O SVB colapsou em março após uma fuga de depósitos que desencadeou a pior crise bancária nos Estados Unidos em 15 anos e levou à falência de dois outros bancos regionais.
O regulador garantiu todos os depósitos do SVB e mais tarde intermediou um acordo para que o credor regional First Citizens BancShares comprasse o banco falido.
A denúncia alega que o FDIC induziu o SVB Financial a manter seu dinheiro no banco falido, apenas para apreendê-lo posteriormente.
A agência garantiu 'todos' os depósitos para evitar uma corrida bancária, mas posteriormente excluiu os próprios fundos do SVB Financial dessa garantia, de acordo com a reclamação.
O FDIC tem dito que a falência do SVB esgotou seu fundo de seguro em 16 bilhões de dólares e que é legalmente capaz de reter os fundos apreendidos enquanto determina a parcela do SVB Financial nos custos do resgate.
Embora o FDIC tenha afirmado ter reivindicações contra a empresa para justificar sua recusa em pagar, o SVB Financial alegou que a agência não identificou nenhuma delas 'apesar de ter tido inúmeras oportunidades'.
O FDIC se recusou a comentar.
(Reportagem de Urvi Dugar, Shubham Kalia e Niket Nishant em Bengaluru e Dietrich Knauth em Nova York)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO